1
resposta

Referente ao curso Design Thinking: viabilizando soluções. Capítulo Imersão - Atividade Faça como eu fiz: Etapa de Imersão

Ao abordar um desafio por meio do Design Thinking, eu adotaria uma série de abordagens para compreender profundamente o problema e desenvolver soluções centradas no usuário.

Primeiramente, eu destacaria a fase de Empatia, onde buscaria compreender as necessidades, expectativas e frustrações dos usuários envolvidos no desafio. Isso poderia envolver entrevistas, pesquisas, e até mesmo a imersão direta no ambiente do usuário para vivenciar suas experiências em primeira mão.

Em seguida, eu aplicaria a Observação, semelhante à abordagem utilizada por Laura. Essa fase consistiria em observar o dia a dia dos usuários de maneira não intrusiva, identificando padrões de comportamento, pontos de dor e oportunidades de melhoria. A análise de dados obtidos através dessa observação seria fundamental para desvendar insights valiosos.

Além disso, eu consideraria a Colaboração como uma abordagem importante. Envolver as partes interessadas, incluindo os próprios usuários, em sessões colaborativas de brainstorming e ideação, poderia gerar uma variedade de perspectivas e soluções inovadoras.

Outra etapa importante seria a Definição do Problema, onde consolidaria os insights obtidos para formular claramente o desafio que precisa ser resolvido. Isso ajudaria a garantir que a equipe tenha uma compreensão compartilhada do problema antes de avançar para a fase de ideação.

1 resposta

Olá, Joyce! Como está?

É isso aí!! Você já tem uma compreensão sólida das etapas do Design Thinking e como aplicá-las ao abordar um desafio. Sua descrição das etapas de Empatia, Observação, Colaboração e Definição do Problema está bastante clara e alinhada com o apresentado no curso.

Parabéns!!

Espero ter ajudado e se tiver qualquer dúvida estou aqui!

Abraços e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!