Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Referências de Estudo

Boa tarde!

Existe algum material de referência em livros/sites que detalham o processo de aplicação de RPA no negócio através de metodologias? Pergunto isso porque imagino que a fase de levantamento dos processos seria um passo crucial para entender, selecionar, detalhar e documentar os processos a serem automatizados e deve ser feito de maneira eficaz antes da implementação para não ocorrer como explicado no curso, automatizações indevidas ou mal feitas.

Obrigado!

4 respostas

Flávio, bom dia! Do ponto e vista metodológico, o básico é o roadmap apresentado no segundo vídeo da Aula 2. No tocante a selecionar e definir bem o que deve ser automatizado, entramos na esfera da boa e velha Análise de Negócios, onde a partir de objetivos claros e processos bem analisados deve-se ir nos pontos onde a automatização compensa. Para uma referência sobre boas práticas de Análise de Negócios, veja o BABoK (http://www.iiba.org.br/index.php/consultar/43-babok-portugues), que é uma espécie de PMBoK da Análise de Negócios.

solução!

Olá, Flávio! Tudo bem?

Após algumas pesquisas, consegui encontrar materiais que talvez sejam interessantes para a questão que você trouxe, pois realmente é muito importante utilizar de metodologias e frameworks, levantando corretamente o processo para ter uma maior assertividade na implementação de RPA em seu processo. Seguem alguns materiais que podem auxiliar nesta aplicação:

Também recomendo o Alura+ Automação de processo com Python, da escola de Data Science aqui em nossa plataforma, que introduz a utilização de automação a partir da linguagem Python, utilizando o Pyautogui.

Qualquer dúvida ou sugestão, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum!

Abraços e bons estudos! :)

Boa noite!

Muito obrigado pelas orientações Roberto e Guilherme! Vão me ajudar bastante!

Por nada, Flávio! :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software