Boa tarde, Depois de muito tempo retornei com o meu curso...hehehe. Uma duvida que estou é como podemos utilizando a referencia, ter valores diferentes?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde, Depois de muito tempo retornei com o meu curso...hehehe. Uma duvida que estou é como podemos utilizando a referencia, ter valores diferentes?
Fala, Igor! Tudo bem contigo?
Todas as vezes em que instanciamos uma conta
new Conta();damos um "nome" para à referência
Conta primeiraContapois, quando instanciamos a jvm da uma nome de Conta@algumaCoisa para identificarmos essa conta e achamos melhor dar um nome a essa referência através de uma variável. Assim podemos atribuir valores aos atributos (ficou redundante rs) através dessa variável.
primeiraConta.saldo = 200; Teremos a mesma forma se quiséssemos instanciar uma nova contae atribuir valores a ela também
Conta segundaConta = new Conta();
segundaConta.saldo = 300;E para pegarmos esse valores, chamamos a referência através da variável acrescentado de pontoe o atributo que queremos pegar.
System.out.println(primeiraConta.saldo);
System.out.println(segundaConta.saldo);Existe uma maneira melhor e mais segura seria encapsular esses atributos, mas foi só um spoilerpara o que virá!
Agora quando queremos saber qual o endereço em que esse objeto está na jvmbasta colocarmos
System.out.println(primeiraConta);
System.out.println(segundaConta);Verá que ele vai trazer não os valores dos atributos, mas os nomes dessa referência onde estão guardados os valores dos atributos, como Conta@algumaCoisa.
Ficou mais claro, Igor?
Não fique com dúvidas não! Vamos conversar ;-)
Um abraço e bons estudos!!!