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Referência é tipo isso?

Quero saber se de fato eu entendi. Ao meu ver as referências não podem ser chamadas e consideradas objetos, pois não possuem atributos e elas existem meio que para ligar a variável objeto com o objeto em si através do método new, seria mais ou menos isso? Eu criei esse código para me ajudar a treinar isso


public class ComprarSapato {

    public static void main(String[] args) {

        //Primeira venda
        Sapato compraSapato = new Sapato();
        compraSapato.marca = "Nike";
        compraSapato.nome = "Nike shorce R23";
        compraSapato.cor = "Vermelho e branco";
        compraSapato.preco = 150.00f;

        //Segunda venda
        Sapato compraSapato2 = new Sapato();
        compraSapato2.marca = "Nike";
        compraSapato2.nome = "Nike force R23";
        compraSapato2.cor = "Vermelho e preto";
        compraSapato2.preco = 170.00f;

        String cliente = "juninho";
        String cliente2 = "Marquin";

        System.out.println(cliente + " comprou o sapato " + compraSapato.nome + " da marca " + compraSapato.marca + " que possui a cor " + compraSapato.cor + " e custa R$ " + compraSapato.preco);
        System.out.println(cliente2 + " comprou o sapato " + compraSapato2.nome + " da marca " + compraSapato2.marca + " que possui a cor " + compraSapato2.cor + " e custa R$ " + compraSapato2.preco);

        compraSapato2.marca = compraSapato.marca;
        compraSapato2.nome = compraSapato.nome;
        compraSapato2.cor = compraSapato.cor;
        compraSapato2.preco = compraSapato.preco;

        System.out.println(cliente2 + " comprou o sapato " + compraSapato2.nome + " da marca " + compraSapato2.marca + " que possui a cor " + compraSapato2.cor + " e custa R$ " + compraSapato2.preco);

    }

}
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solução!

Oie Lucas, tudo bem contigo?

É exatamente isso! A referência serve basicamente para achar onde o objeto foi criado na memória e possibilitar a nossa interação com esse objeto.

Por isso, é basicamente o seguinte:

// variável compraSapato guarda a localização de onde foi criado o objeto sapato
 Sapato compraSapato = new Sapato();
                                            // é esse new que de fato faz a criação do objeto

Inclusive, bem legal seu código! É desse jeito mesmo que a gente treina para conseguir absover melhor qualquer conceito na programação!

Continue assim e bons estudos!