3
respostas

Referência dupla

Boa noite.

Eu estava lendo o post do Yan sobre dicionário e me gerou uma curiosidade. lá ele listou contatos telefônicos. Seria possível ter um contato com a chave 'emergencia', por exemlo, sem alterar a estrutura do dicionário e semcriar uma variável fora dela?

Obrigado!

3 respostas

É possivel sim porém o dicionário mudaria um pouco sua estrutura, poderia conseguir da seguinte forma, vamos colocar por exemplo o contato do João, ele tem dois contatos (o normal, e o de emergência). Seria possivel montar o dicionário assim:

contatos = {'João': {'telefone_normal': '9999-9999', 'emergencia': '0000-0000'}}

print(contato["João"]["emergencia"])

O resultado seria:

0000-0000

Dessa maneira a primeira chave é o contato, e a segunda chave é qual o tipo do telefone você deseja saber. Espero ter ajudado a sanar a sua dúvida.

Bons estudos,

Na verdade pensei em algo um pouco diferente. Vou usar como exemplo o dicionário do artigo do Yan. contatos = {'Yan': '1234-5678', 'Pedro': '9999-9999', 'Ana': '8765-4321', 'Marina': '8877-7788', 'emergencia': ...} Então minha dúvida é: no contato 'emergencia' eu poderia me referenciar a outro contato já em contatos? Caso possam responder, ficarei no muito agradecido!

Não sei se seria o caso, mas creio que é complicado referenciar um objeto antes dele ser instanciado.

O ideal seria nesse caso, criar o dicionário e fazer as alterações depois, seja com:

dicionario['chave'] = valor

ou

dicionario.update({'chave': valor})

Segue um exemplo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software