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ReferenceError: movimentaRaqueteOponente is not defined

Alguem conseguiria me ajudar com esse erro de referência? Por favor!


//variaveis da bolinha 
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;

//variaveis da velocidade
let velocidadeXbolinha = 7;
let velocidadeYbolinha = 7;

//variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

let raio = diametro /2;

let colidiu = false;

//variaveis raquete oponente

let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;


function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete,yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  verificaColisaoRaquete ();
  colisaoMinhaRaqueteBiblioteca();
  mostraRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();

}

function mostraBolinha() {
  circle(xBolinha,yBolinha,diametro)
 }

function movimentaBolinha() {
  xBolinha += velocidadeXbolinha;
  yBolinha += velocidadeYbolinha
}

function verificaColisaoBorda (){

  if (xBolinha + raio > width || 
      xBolinha - raio < 0 ) { 
  velocidadeXbolinha *= -1;
  }

  if (yBolinha + raio > height || 
      yBolinha - raio < 0 ) {
    velocidadeYbolinha *= -1;
  } 
}

function mostraRaquete(x,y){
  rect (x, y,raqueteComprimento,raqueteAltura)
}


function movimentaMinhaRaquete(){if (keyIsDown (UP_ARROW)) {
  yRaquete -= 10;
}

if (keyIsDown (DOWN_ARROW)) {  
  yRaquete += 10;}

}

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento
      && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura
      && yBolinha + raio > yRaquete) {
    velocidadeXbolinha *= -1;
  }

}


function colisaoMinhaRaqueteBiblioteca (){
  colidiu = 
  collideRectCircle(xRaquete, yRaquete, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
  if (colidiu){
    velocidadeXbolinha *= -1;
  }

function movimentaRaqueteOponente() {
    velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
    yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}

}
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solução!

Olá, Derek! Tudo certo?

Você acabou declarando a função movimentaRaqueteOponente() dentro da função colisaoMinhaRaqueteBiblioteca(). Assim, a função draw(), ao chamar a movimentaRaqueteOponente(), não consegue ver que existe essa função, pois o escopo está limitado dentro da função colisaoMinhaRaqueteBiblioteca().

Para resolver, basta você mover o último }** para acima da declaração **movimentaRaqueteOponente(), seu código fica assim:


//variaveis da bolinha 
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;

//variaveis da velocidade
let velocidadeXbolinha = 7;
let velocidadeYbolinha = 7;

//variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

let raio = diametro /2;

let colidiu = false;

//variaveis raquete oponente

let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;


function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete,yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  verificaColisaoRaquete ();
  colisaoMinhaRaqueteBiblioteca();
  mostraRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();

}

function mostraBolinha() {
  circle(xBolinha,yBolinha,diametro)
 }

function movimentaBolinha() {
  xBolinha += velocidadeXbolinha;
  yBolinha += velocidadeYbolinha
}

function verificaColisaoBorda (){

  if (xBolinha + raio > width || 
      xBolinha - raio < 0 ) { 
  velocidadeXbolinha *= -1;
  }

  if (yBolinha + raio > height || 
      yBolinha - raio < 0 ) {
    velocidadeYbolinha *= -1;
  } 
}

function mostraRaquete(x,y){
  rect (x, y,raqueteComprimento,raqueteAltura)
}


function movimentaMinhaRaquete(){if (keyIsDown (UP_ARROW)) {
  yRaquete -= 10;
}

if (keyIsDown (DOWN_ARROW)) {  
  yRaquete += 10;}

}

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento
      && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura
      && yBolinha + raio > yRaquete) {
    velocidadeXbolinha *= -1;
  }

}


function colisaoMinhaRaqueteBiblioteca (){
  colidiu = 
  collideRectCircle(xRaquete, yRaquete, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
  if (colidiu){
    velocidadeXbolinha *= -1;
  }
}

function movimentaRaqueteOponente() {
    velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
    yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}

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Continue praticando e evoluindo na sua jornada.

Bons estudos e até mais!

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