Como posso refatorar trechos de código automaticamente com PHPStorm?
Como posso refatorar trechos de código automaticamente com PHPStorm?
Olá, Gustavo. Tudo bem?
Primeiramente, peço desculpas pela demora em responder a sua pergunta.
Abaixo, algumas dicas de refatoração no PHPStorm que podem te auxiliar no dia a dia
1º - Renomear variáveis: corrige automaticamente todas as referências de um nome específico no código para você.
Com o seu PHPStorm aberto selecione alguma variável do seu código que deseje substituir e aperte SHIFT + F6, aparecerá a seguinte tela:
No campo onde está escrito: "Rename Variable 'x' and its usages to:", você deve escolher um novo nome para sua variável. Nesse exemplo, eu irei escolher: "nomeCompleto". Conforme a imagem abaixo:
Repare no campo "Scope", você irá informar onde o PHPStorm irá realizar a modificação, nesse exemplo vamos realizar em "Current File" significa que significa "Arquivo atual". Por fim, você deve clicar em "Refactor" que irá realizar a refatoração.
Continua na próxima postagem
Continuação da postagem anterior
2º - Extract Method: Extrai alguma parte do código para um novo método
Com o seu PHPStorm aberto selecione algum trecho do seu código que deseje extrair para um novo método e aperte:
Aparecerá a seguinte janela:
Nessa nova janela que abriu, no campo "Name" você irá escrever o nome da sua nova função. No campo "Parameter" o PHPStorm mostra os parâmetros que sua função deverá receber. Após você ter verificado tudo, você deve clicar em "Refactor".
Você terá o seguinte resultado:
Repare que o trecho de código que selecionamos agora virou um novo método.
Esses dois tipos de refatorações irão facilitar muito em diversos momentos quando você estiver desenvolvendo, mas ainda há outras formas de refatoração. E para aprimorar e conhecer ainda mais sobre esses outros formatos, recomendo o curso da Alura sobre o IntelliJ, um ambiente de desenvolvimento Java, mas feito pelo mesmo fabricante do PHPStorm: a Jetbrains. Os conceitos e atalhos mostrados nesse curso também são válidos para o PHPStorm:
Fora isso, também recomendo a página da própria Jetbrains que mostra alguns atalhos e dicas de refatoração utilizando o PHPStorm. A página está em inglês, mas utilizando o recurso de tradução de páginas do próprio navegador é possível compreender:
Espero ter ajudado, Gustavo. Se tiver mais alguma dúvida estou a disposição e bons estudos =)
Grande abraço!