1
resposta

Reescrevendo um conflito em diálogo construtivo com CNV

Pedro: Quando vejo que as tarefas ficam para a última hora, sinto-me frustrado, porque preciso de mais organização e colaboração para que o projeto avance bem. Você poderia me ajudar a planejar melhor os prazos?

Tiago: Escutando você agora, percebo que se sente sobrecarregado. Eu me sinto inseguro em relação à minha contribuição e preciso de mais clareza sobre as expectativas. Podemos revisar juntos quem fará cada parte?

Pedro: Isso me ajudaria bastante. Se conseguirmos dividir as tarefas de forma mais equilibrada, acredito que ambos ficaremos mais tranquilos e o projeto sairá melhor.

Tiago: Concordo. Quero colaborar de forma justa. Vamos alinhar nosso cronograma e responsabilidades.

1 resposta

Oi, Érika. Tudo certo?

Do jeito que você reescreveu o diálogo, é possível perceber que você aplicou bem os princípios da comunicação não violenta, destacando sentimentos, necessidades e pedidos claros sem acusações. O diálogo ficou mais equilibrado e colaborativo, permitindo que Pedro e Tiago expressem suas emoções e alinhem expectativas de forma construtiva.

Ótimo que você conseguiu transformar um conflito em oportunidade de cooperação. Isso é um passo importante para desenvolver habilidades de diálogo e resolução de conflitos.

Tente sempre identificar as necessidades por trás das emoções e expressá-las de forma direta, como você fez, mas também incentive a outra pessoa a compartilhar possíveis soluções. Isso ajuda a criar um espaço seguro para negociação e entendimento mútuo.

Obrigado por compartilhar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!