Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Redis deve ser usado apenas para cache?

Bom dia, estou quase concluindo o curso de Redis e me surgiu uma dúvida, eu andei pesquisando na internet e descobri que o Redis de forma assíncrona persiste os dados em disco.

Com base nisso me surgiu a dúvida, eu poderia utiliza-lo como repositório de dados ao invés de apenas para cache?

Eu imaginei o seguinte cenário:

Imagine um sistema que possui algumas configurações que eu gostaria de alterar em tempo de execução, alguns exemplos: urls de serviços externos, habilitar/desabilitar funcionalidades, frequência de execução de jobs, proxy a ser utilizado, etc etc.

Essa configurações geralmente são colocadas em arquivo texto e sempre que eu altero seria necessário reiniciar a aplicação, uma alternativa seria persistir em uma base de dados relacional, porém pode não fazer sentido em termos de perfomance. Com base nisso, achei que o redis seria o lugar perfeito para armazenar essa informações, porém elas não são apenas cache, o sistema depende dela para funcionar. Se eu armazena-las no redis, eu correria o risco de perde-las por algum motivo? Eu não sei qual garantia o redis tem a respeito da durabilidade da informação e se teria alguma maneira de efetuar backup desses dados.

O que vocês acham? Eu poderia utilizar o Redis para esse tipo de situação?

2 respostas
solução!

Oi Denis, o redis pode ser uma boa sim. Ele vai persistir e depois você pode usar uma politica de backup. Agora eu ficaria no simples, manteria no banco de dados, guardaria em cache e deixaria uma url no sistema para invalidar o cache quando fosse necessário :).

Obrigado pela resposta Alberto, realmente eu nunca havia pensado em criar uma URL para invalidar o cache, é uma ótima sugestão.