Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Redirecionamento 301 e Canonical Tag

Estou reestruturando o site de uma empresa com o intuito de melhorar o SEO dela, o site está hospedado no Wix. Primeiro estou focando dos aspectos internos do site (tag de titulos, indicar título, parágrafo, etc) e depois focarei nos aspectos externos (backlinks, etc). O maior problema está sendo o fato de o site ter paginas com links pouco amigáveis (exemplo: www.nomedaempresa.com.br/copia-pagina).

Como a empresa quer que a pontuação de SEO de cada página não seja afetada pensei em fazer uma cópia de cada página (por exemplo: www.nomedaempresa,com.br/nome-do-projeto) e depois fazer um redirecionamento 301 de uma para outra. Está certo?

Além disso, o site tem páginas muito parecidas com botões de retorno para páginas diferentes. E para estas pensei em utilizar a canonical tag para que no buscador fortaleça a posição de uma delas. Está certo?

4 respostas

Olá Julia, não entendi bem a dúvida, você vai continuar usando o WIX? ou está migrando o conteúdo do site para outra plataforma?

Usamos a canonical quando temos duas páginas sobre o mesmo conteúdo, mas pelo que entendi vc não vai ter duas e sim otimizar a atual, certo?

Sobre as URL amigáveis, já procurou dentro do painel do WIX a opção de SEO que eles oferecem para ver a disponibilidade de mais otimizações?

Oi Michell a empresa quer continuar usando o WIX sim.

Em relação ao redirecionamento e as canonical tag são duas situações: a primeira é fazer com que a URL fique mais amigável e a segunda situação são as páginas que só têm o botão voltar para páginas diferentes.

Para a primeira situação eu encontrei duas opções pelo Wix: trocar a URL ou fazer o redirecionamento 301. Pelo que eu entendi lendo o Wix, tracar a URL faz com que o ranqueamento no Google seja zerado, e por isso estou achando que o correto é fazer o redirecionamento 301, mas não sei se será muito trabalhoso fazer cópia de toooodas as páginas e redirecionar.

Em relação às páginas parecidas eu pensei em colocar uma delas como canonical tag para otimizar o ranqueamento dela no Google. (Só explicando melhor essa situação, temos a mesma página que pode ser acessada por diversos caminhos e então existem várias cópias da página mas em cada uma o botão de voltar tem um destino diferente)

solução!

Olá Julia, Agora entendi. Vamos lá:

Primeira situação: Está certinha, ao fazer 301 temporariamente vc vai continuar rankeada mas com o tempo poderá perder rank até o Google maturar a nova URL. Caso opte por essa opção recomendo que monitore os resultados, e caso caia o posicionamento, faça alguma ação na página para melhorar o ranking. Se fizer o 301 certinho não terá nenhum impacto imediato. (Lembrando que, caso esteja bem posicionada com a URL atual, não recomendo que altere para amigável, afinal você já conseguiu atingir o alvo)

Sobre a segunda situação pode seguir sim, se são páginas duplicadas, pode definir qual será a página principal, fazendo que o Google ignore as demais.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida só chamar novamente.

Ajudou muuuuito Michell, mtmtmt obrigada mesmo! Como o site não tem um bom rakeamento acho que farei o redirecionamento mesmo...