Bom dia Douglas, blz =D
Hehehe, normalmente em fóruns o tempo de resposta é um pouco longo mesmo, maus ^^
Então cara, acabei de olhar o seu projeto e vou para minhas considerações blz.
Primeiro, parabéns pela iniciativa e criação deste material, você já fez um material bem complexo =D, com interatividade e bem completo, de verdade parabéns.
Pontos que gostei:
Você ter visto uma problematica no layout e ter optado por uma solução mais limpa e com acessos rápidos.
Você ter inserido o fundo preto com transparencia delimita bem os ambientes e de ajuda bastante no problema da fonte branca com o fundo, é uma boa solução.
Gostei das animações quando você clica no menu e ele se destaca ficando em primeiro e com o destaque laranja.
Gostei da ideia inovadora na disposição do menu e dos elementos no layout.
Eu curti muito o layout como um todo, a dedicação com a animação, com as cores, e disposição dos elementos, mas isso também traz um problema que vou comentar abaixo:
Pontos que você deve observar:
O mesmo ponto que eu gostei da disposição do layout pode vir a se tornar um problema :(
O layout que você criou ficou legal dentro de um aparelho com essas dimensões. E quando você trazer este layout para um aparelho menor este layout se quebra por que ficaria pequeno demais, e não seria possível fazer layouts diferentes para aparelhos diferentes entende.
A ideia de quando criar um layout pensando em UX/UI você tem que levar em consideração também todos os tipos de usuários, aqueles que possuem um periférico menor e aquele que possui o maior. Como esses layouts devem se comportar quando rodar a tela por exemplo.
Também é muito importante ter uma visão do mercado, a maioria dos players como google e apple usam o menu das telas passando horizontalmente e não verticalmente, para baixo como no seu layout.
Não está errado fazer assim (até gostei ^^), mas você está indo contra uma tendencia de mercado de uma forma muito drástica, é uma mudança muito grande para ter uma aceitação de um público acostumado com algo.
Não estou falando para você não tentar inovar, eu gostei muito da ideia, só falo para você se perguntar:
- Por que o mercado todo usa lateral?
- Como eu posso mudar essa navegação lateral de maneira sutil para o usuário não estranhar algo que ele já utiliza?
- Como eu vou vender essa ideia para a empresa aplicar isso no seu layout?
- Por que eu estou fazendo esta escolha, é pelo layout? ou para o usuário?
Note que todas as minhas observações são coisas mais técnicas, perguntas que fogem apenas do layout criado, e sim no seu resultado.
O layout ficou legal, ficou bonito, funcional. Mas no momento que ele for implementado qual seria o resultado e dificuldades, este é o ponto crítico do projeto que queria lhe comentar para abrir os olhos quando criar a releitura.
Pode ficar feliz com o resultado viu, e você tem que se orgulhar de todo e qualquer resultado e perceber que existem pontos que podem melhorar.
Eu aconselho salvar este projeto, pegar outro para criar mais portifólio e ver a cada passo melhorias que você vem tendo nas suas criações.
Um grande abraço Douglas :) e bons estudos!!