1
resposta

Rede VLAN setando ip stático em switchs.

Estou tentando montar um projeto paralelo as aulas, que consiste em conectar 5 switchs em 1 switch de acesso e desse switch de acesso conectar a 2 computadores, para que assim eu possa fazer testes rapidamente sem precisar conectar cabo serial em um de cada vez, configurei todos em uma rede VLAN porem não estou conseguindo setar o ip stático nos 5 switchs(isso dentro do packet tracer) pois só mostra a opção de DHCP (Não quero utilizar ROUTERS).

como eu setaria esses ips para referenciar o acesso na rede?

1 resposta

Olá Gustavo, tudo certo?

Os switches não suportam ips nas interfaces. Eles têm a opção de ser atribuídas um DHCP.

Acredito que também teria alguns problemas porque as vlans precisam ser encapsuladas nas subinterfaces do roteador.

Ainda não tentei fazer uma rede grande (com várias vlans) sem roteador, sempre que incluí uma segunda rede eu ligo um roteador para amarrar e distribuir as redes, afinal, esse é o objetivo do roteador.

Fiz uma pesquisa e não consegui encontrar um meio de ligar redes sem um roteador.

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software