Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Rede nova sem acesso ao mundo externo...

Boa tarde pessoal, tudo bem?

No exercício de criar a rede nova usando o driver bridge, ao conectar um container nessa rede ele recebe ip, mas não tem acesso a rede externa. Estou usando o CentOS8 já liberei no firewall assim:

firewall-cmd --permanent --zone=trusted --change-interface=docker0

firewall-cmd --permanent --zone=trusted --add-port=4243/tcp

Alguma sugestão... Valeu! Abraço!
4 respostas

Olá Fernando, tudo bem? Você já tentou acessar o IP da sua máquina física juntamente com a porta do container que você subiu 192.168.2.15:8080` em outros dispositivos? Porque quando subimos um container e fazemos um bind de portas, conseguimos acessar o container em outros dispositivos da rede do Docker Host (máquina que está executando o Docker) usando a IP da máquina física, isso porque fazemos apenas um redirecionamento de portas, não fazemos com que o IP do container seja acessado diretamente na rede física.

Fala pra gente se deu certo acessar o container com o IP da máquina, e se você entendeu a explicação!

Oi Jonilson, blz! Quando subo o container na rede default dele, o container acessa a internet sem problemas e consigo acessá-lo pelo ip:porta do host de boa. Mas quando crio uma rede nova usando o "docker network create --driver bridge nome-da-rede", os containers que conecto nessa rede ficam sem acesso externo, ou seja, não consigo baixar nenhum pacote para essa instância do container, nem ter acesso pelo ip:porta. Aparentemente o firewall do meu host CentOS8 está bloqueando ou pode ser algum outro recurso de segurança do meu host que impede essa rede bridge do docker nova de ter acesso a rede externa. Desculpa se não fui tão claro no post... E valeu pelo apoio! ;)

Fernando, você deve verificar o firewall do seu sistema, porque quando criamos qualquer rede no Docker usando o driver "bridge" ela tem acesso a internet, já que esse é um adaptador de rede virtual que executa por meio do drive físico da máquina.

solução!

Boas pessoal,

Para resolver foi necessário adicionar a interface virtual que o docker network create gera nas regras de firewall, da mesma forma que a interface docker0, só que adicionando a interface br-.

Abraço e valeu pelo apoio!