Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Rede local, e padrões de IP.

Sempre vi que os ips em redes locais usam esse padrão: 192.168.x.x por exemplo.

1 - Tem algum motivo específico pra ser assim?

2 - E para quem quer montar uma rede local, seja em trabalho ou em casa para um interconexão de conteúdo multimídia, setar os ips em cada máquina é a melhor maneira de fazer, ou os ips automáticos já é o suficiente?

3 - A última dúvida seria sobre o que caracteriza as máquinas estarem numa mesma rede? Deve estar igual os três primeiros espaços dos ips entre os dispsitívos? (ip: x.y.z.w onde x, y e z devem ser iguais em todos os pcs, e apenas o último ir mudando?). Espero ter conseguido explicar minhas dúvidas.

2 respostas
solução!

Olá,

Seguem respostas:

1 - O padrão 192.168.x.x seria uma faixa de endereços IP privados , por isso podemos utilizar em ambientes domésticos e corporativos, não sendo necessário fazer a aquisição desses endereços de nenhum órgão governamental. Existem contudo outras faixas de endereços IP privados, 10.x.x.x e 172.16.x.x a 172.31.x.x que também podem ser utilizadas.

2 - O ideal seria fazer a utilização do protocolo DHCP e fazer a atribuição de endereços IP de forma automática para as máquinas de uma rede. O uso de IP fixos seria mais indicado para máquinas que não queremos que tenha seus respectivos endereço IP alterados.

3 - Essa questão eu abordo em uma parte posterior do curso, mas basicamente quem determina se duas máquinas estão na mesma rede seria a máscara de rede. É preciso fazer a análise dessa máscara para que possamos assim determinar se duas máquinas estão ou não na mesma rede.

Muito obrigado Rafael, tirou minhas dúvidas. E sobre assuntos que estão nas aulas posteriores do curso, eu também vi que será abordado mesmo. Muito obrigado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software