2
respostas

Recuperar variável anoCopa na mensagem impressa

Olá, pessoal! Quis me aventurar em algumas alterações no código proposto em aula. Na minha alteração, coloquei o while dentro de um if. A intenção é que, caso o usuário tente brincar com o programa inserindo um ano anterior a 1930, receberia a mensagem: "No ano informado ainda não havia Copa do Mundo.". Meu problema está na mensagem a ser exibida no caso de o ano inserido ser válido. Quero que o programa não só mostre os anos em que houve Copa do Mundo, mas também informe ao usuário quantas copas teve nesse período. Portanto, ele deveria dizer algo como: "Houve X copas entre o ano Y e o ano Z". No "mostra", tentei colocar o ano inicial — variável anoCopa — e o ano limite. O problema é que o anoCopa exibido em tela, nesse caso, é o anoCopa +4 de todas as repetições do programa. Tem como eu retomar o anoCopa inicial, antes da soma?

Segue abaixo o código completo para caso consigam me ajudar. Obrigado pela atenção!

function pulaLinha() {

document.write("<br><br>");
}

function mostra(frase) {

document.write(frase);
    pulaLinha();
}

var anoCopa = 1930;

var limite = parseInt(prompt("Informe o ano limite: "));

var contagem = 0;

if (limite >= 1930){
    while(anoCopa <= limite){
        mostra("Teve copa em " + anoCopa);
        anoCopa = anoCopa + 4;
        contagem++;
    }

mostra("No total, houve " + contagem + " copas do mundo no intervalo entre " + anoCopa " e " + limite);
}

else
mostra("No ano informado ainda não havia Copa do Mundo.")
2 respostas

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá João, tudo bem?

Não é possível recuperar o valor inicial da variável anoCopa, mas você pode criar uma variável temporária para ir sendo utilizada no somatório, por exemplo, anoCopaTemp e aí onde está anoCopa = anoCopa + 4, seriaanoCopaTemp = anoCopaTemp + 4. Assim você conseguirá utilizar a variável anoCopana sua mensagem com o valor sem sofrer alterações.

Parabéns por ser aventurar em modificar o código e testar funcionalidades novas, isso é muito importante para o seu aprendizado.

Espero ter te ajudado, fique a vontade para perguntar caso tenha ficado alguma dúvida.

Bons estudos! =)