Prezados,
Poderia me ajudar com uma duvida como posso recuperar o usuario logado dentro da classe autorBean, ou qual a maneira mais adequada para saber quem cadastrou o autor, utilizando spring a classe esta anotada com @Controller.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Prezados,
Poderia me ajudar com uma duvida como posso recuperar o usuario logado dentro da classe autorBean, ou qual a maneira mais adequada para saber quem cadastrou o autor, utilizando spring a classe esta anotada com @Controller.
Oi Alexandre, primeiro você precisa ter uma parte de login na sua aplicação. Caso ela esteja feita com o Spring Security, no método que você faz o cadastro do autor, você pode ter um argumento anotado com @AuthenticationPrincipal, ex:
salva(Autor autor, @AuthenticationPrincipal Usuario usuarioLogado)
Olá,
No bean LoginBean, o usuário logado foi armazenado na sessão do usuário que está executando a aplicação:
...
context.getExternalContext().getSessionMap().put("usuarioLogado", this.usuario);
...
Em qualquer bean, você pode obter o usuário logado, por exemplo:
...
Usuario usuarioLogado = (Usuario) context.getExternalContext().getSessionMap().get("usuarioLogado");
...
Oi Alexandre, você falou @Controller e eu já fui falando do Spring. Cassius mandou bem aí, queria dar upvote na resposta dele!