1
resposta

recuperando parâmetros de uma QueryString GET

Olá, entendi a relação entre o verbo http e a operação de persistencia que desejamos realizar na aplicação, porém me veio uma dúvida e desculpe me se for muito obvia, mas é que não consegui conceber a seguinte situação,

se tenho um formulario com vários parâmetros que serão utilizados como um filtro para uma consulta na base de dados, de forma geral eu postaria com o POST, o formulario e os parâmetros que foram peenchidos e executaria a consulta e então retornaria o resultado, mas eu estaria ferindo a boa prática de usar o post para salvar e não utilizaria o GET para recuperar a informação,bem se eu tuilizar o GET, os dados irão na querystring da URL, correto? desta forma, no caso de utilizar o GET, como eu extrairia com o express estes parâmetros no lado servidor para executar a consulta? levando em conta de que só seria enviado os parâmetros preenchidos do formulário?

como disse talvez seja algo muito simples que eu ainda não tenha captado, sendo assim me desculpe se estou perguntando besteira, mas é que não consegui ver esta situação no node.

desde já agradeço.

Adriano

1 resposta

Opa Adriano, tudo bem? O Post funciona um pouco diferente por que os dados são enviados no corpo da requisição, então geralmente o pessoal usa uma biblioteca auxiliar pra parsear isso, é ai que entra o body-parser.

No caso das requisições GET, até onde sei o Express já resolve isso, você consegue acessar os parâmetros pelo objeto da requisição, o atributo que guarda os dados do get é o params (é um objeto).

request.params

Então se você tem um GET ?page=2, você vai ter um atributo page dentro de params da seguinte forma

request.params.page

Ficou mais claro?