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Recuperação de clientes inativos

Olá, tudo bem eu fiquei com uma dúvida para um tipo de ação. A de reengajar clientes inativos. Por exemplo, a empresa em que estou trabalha coma venda de serviço e possui uma taxa de retorno interessante, porém o serviço oferecido é meio enjessado, não há produtos complementares que podem ser vendidos ou descontos, então para recuperar esses clientes seria interessante trabalhar com ações que serveriam para reenjagar e manter esse clientes próximo? Exemplo, compartilhar conteúdos que podem ser uteis para eles, ou criar eventos que ajudem lembrá-los da marca?

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Olá Cassio :)

Você citou soluções muito boas para manter ativo o relacionamento com o seu cliente após as vendas! Fazer com que ele sempre fique com a marca, mesmo que já tenha comprado o produto, através de conteúdos relacionados que sejam interessantes para o cliente, e-mails, um atendimento de qualidade no suporte, descontos em produtos novos, etc. É exatamente fazer com que o cliente não se esqueça da sua marca caso precise novamente. Separei um artigo interessante sobre o assunto: https://www.alura.com.br/artigos/pos-venda-como-encantar-e-fidelizar-clientes.

Bons estudos, abraços.

Olá, Yasmin, tudo bem? Muito obrigado por sua mensagem. Para manter um relacionamento ativo com o cliente, o habitual é empresas utilizarem campanhas de email marketing, mas eu desejo manter esse relacionamento trazendo conteúdos que possam ser relevantes ou ajudá-lo de alguma forma. O que me deixa com dúvidas ainda é sobre como manter uma comunicação continua e direiconada, pois como a empresa em que estou não o tenho nada referente a isso, dessa forma, acredito que posso começar com campanhas mais genéricas e ir avaliando o desempenho para pensar em novas formas de se realacionar, certo?

Exatamente Cassio! Você pode trazer esses conteúdos relevantes nas redes sociais que seus clientes mais utilizam, levantando um perfil de como é o seu público consumidor. A partir disso, criar uma comunidade e uma comunicação com seus clientes nas redes sociais é um trabalho certeiro e que deve ser feito em conjunto com o e-mail marketing também. Temos uma formação sobre marketing de relacionamento que está em pré-lançamento, e o próximo curso a ser lançado é sobre como fidelizar seu cliente, vale muuuito a pena conferir: https://cursos.alura.com.br/formacao-marketing-relacionamento

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