Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Reconhecimento de diplomas e certificados em outros países

Todos os diplomas e certificados nacionais são reconhecidos em outros países? Caso não, como podemos fazer para reconhece-los?

5 respostas

Oi Jordan, tudo bem? Diplomas acredito que possuem algum reconhecimento sim, certificados é variável até mesmo dentro do Brasil.

Claro, haverá a necessidade de traduzir esses certificados e diplomas para que o país destino possa entender o valor do documento.

Depende também da entidade que emite o documento.

Obrigado Wanderson, porém, fiz uma pesquisa, e não encontrei nada em relação a tradução destes documentos apenas sobre o apostilamento.

solução!

Olá Jordan,

Então, se for pra vagas de emprego depende muuuuito da empresa e do país.

Na Alemanha, onde eu trabalhei, as empresas costumam pedir os certificados e tudo mais. Eu mandava os originais e português + uma tradução pro inglês que eu mesmo fazia em formato Word.

Já outros países (como Espanha, Itália, Reino Unido) dificilmente pediram algo além do CV.

Existem as traduções juramentadas com apostilamento, mas algo nesse nível é mais comum pra quando se vai estudar em uma universidade fora do país. Por mercado de trabalho, não costuma ser necessário (eu pelo menos nunca vi pedirem).

Abraços!

Ok Fabricio, obrigado pelo esclarecimento.

Tenho um amigo que me relatou recentemente, uma certa dificuldade em ter o seu diploma de engenheiro aki do Brasil reconhecido em Portugal. Ele disse que o diploma dele de bacharel equivale a de um mestrado lá, porém, as empresas tem um certo receio de contratar por ser uma área de risco. Acredito que isso não deva acontecer tanto assim na área de TI.

Abração!

Realmente, acho que faz sentido. Jordan, podemos considerar sua dúvida como solucionada? Caso sim, marca a resposta que mais te ajudou como solução do tópico, por favor?

É só clicar em "marcar como solução".

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software