Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
11
respostas

Recomendam postar projetos não autorais no GitHub?

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre postar projetos não autorais no GitHub, projetos não autorais que eu digo são os quais fazemos vendo vídeos junto com o professor. O que vocês acham disso? postam somente projetos próprio de vocês ou postam não autorais também?

11 respostas

Eae Lucas beleza? Cara eu tinha essa dúvida também e hoje faço da seguinte forma: Sou sincero comigo mesmo, então no começo quando eu estava estudando, enquanto o professor ia fazendo o código eu também ia, ao mesmo tempo, e tentando entender o que ele estava fazendo. O projeto ficava igualzinho, tenho eles salvos, mas não tenho no meu github, pois apesar de entender o que estava sendo feito eu estava "copiando". Hoje em dia, quando eu assisto um curso, eu assisto as aulas primeiro, entendo o que foi feito, e só depois eu faço o código, do meu jeito, com alterações e tudo mais, então estes, se eu achar que o projeto agregou, eu posto lá no github. Mas acho que não existe certo ou errado, já vi pessoas postando o mesmo código feito em aula, tudo igual, cada vírgula.

Obrigado pela sua reposta! Agora quero engatar uma outra pergunta, o que você acha dessa forma que você estudava? É que eu estudo dessa forma, eu fico pausando o vídeo e repetindo o que professor faz, você indica isso? ou isso vai de cada um mesmo, cada um tem seu próprio método de aprendizado, mas pelo o que você comentou, eu imagino que você não curta muito esse estilo de estudo. Eu estou perguntando isso, porque sou iniciante em programação e sempre busco aprender com os mais experientes.

solução!

Olha, eu acho que vai de cada um, eu também ficava pausando e digitando, e procurava entender o que eu estava digitando e dava certo, mas depois que comecei fazer desta outra forma, assistindo e prestando atenção e depois, eu sozinho replicar o que o professor fez, eu consigo absorver melhor o conteudo, mas claro que surgem dúvidas enquanto estou fazendo, ai retorno no vídeo, vejo novamente, tento entender, depois volto e aplico. Acho que também não existe certo ou errado, mas uma coisa que vejo o pessoal falando: Entenda o que você está digitando, não digite só porque o professor colocou também, entenda porque ele fez aquilo, e tente sempre alterar, mesmo que for a cor, ou a imagem, isso me ajudou também. Outra recomendação, eu fiz recentemente um projeto do zero, um quiz para crianças, do zero mesmo, desde desenhar como eu imaginava ser a tela até a escolha das perguntas, fontes, cores, e como ia funcionar e tudo mais, me agregou muito, pra consolidar o que eu venho aprendendo, fora que da uma sensação legal quando termina, então recomendo também, mas isto quando você estiver seguro.

No próximo curso, experimenta fazer dessa forma, assisti uma aula por exemplo e só depois você escreve o código. Aqui na Alura eu assisto uma sessão, que geralmente tem 2 ou 3 aulas, e depois eu mesmo faço os códigos, mas testa, quem sabe você não prefira também. Para mim fez mais sentido dessa forma.

Obrigado pelas dicas! Você estuda aqui na Alura há muito tempo?

Faz 6 meses, desde maio.

entendi. Somos novos aqui então e vejo que já deve ter adquirido bastante conhecimento. Parabéns!

É que eu ja conhecia um pouco sobre programação, então eu não vim totalmente do zero, sem saber nada, ja tinha uma base. Pra quem está começando aqui na Alura totalmente do zero, nunca viu nada, 6 meses não é muito tempo, já da pra se virar um pouco, mas precisa de mais tempo.

Eu imagino que sim também. Mano, eu acabei de participar de uma entrevista para vaga de front-end, eu mostrei um projeto própio que fiz em um dos cursos, mas ele não é muito profissional, não sei se consegui a vaga... Mas enfim, continuar estudando!

Boa sorte, espero que tenha conseguido a vaga, mas se não acontecer pelo menos fica de experiência para as próximas entrevistas.

Obrigado, mas provavelmente não consegui, porque não entraram em contato comigo, mas valeu a pena pela experiência, de todo o modo eu sigo estudando Java haha

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software