Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Recomendações em produção

Fala galera, achei irado o curso e agora que terminei me surgiu uma dúvida. Para colocarmos isso tudo em produção, como vocês recomendam? Pensei em ter um job consolidando os dados de tempos em tempos, ou seja, rodando a classe feita no curso. E teria um serviço só para recuperar as recomendações. Existe algo melhor? Como vcs usam? Obrigado!

3 respostas

Oi Leonardo, a ideia é essa mesma, criar um job que roda de tempos em tempos para atualizar uma tabela no banco de dados com as informações.

solução!

Bom dia Leonardo,

Existem dois tipos de algoritmos: real time (inline) e não real time. TOdos os algoritmos montam um modelo.. enquanto esse modelo estiver na sua memória você pode perguntar queries a vontade, descobrindo recomendações.

Então temos dois momentos:

  • posso perguntar a qualquer momento, dado que o modelo esteja na minha memória (alguns modelos ocupam mais, outros menos memória)
  • atualizo o modelo de tempo em tempo ou inline (live/real time)? isto é, quando o usuário compra algo, posso atualizar rapidamente o modelo ou tenho que modelar novamente do zero? isso é um ponto bastante discutido e tem algoritmos para os dois lados

Da maneira que fizemos você pode armazenar as diversas recomendações em um banco como vocês citaram, ou pode manter o modelo (referenciado pela variável) na memória e pedir para ele recomendações sempre que quiser.

Tudo depende do algoritmo que estiver usando e da abordagem que preferir

Se estiver usando Java como fizemos aqui você pode fazer um micro serviço (olha só... aqui sim micro serviço para fazer sentido... - nem sempre faz, cuidado) só para gerar as recomendações para seu usuário a medida que ele precisa.

[]s

Guilherme

Guilherme, Muito obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software