5
respostas

Recomendação para desenvolvimento de novo site

Sei que vai de acordo com o projeto e necessidade, mas normalmente para um site institucional qual a recomendação iniciar o desenvolvimento? Iniciar com o layout Mobile ou iniciar para Desktop e depois deixar responsivo?

Obrigado!!!

5 respostas

Levando em consideração que é referente ao curso de Bootstrap, acredito que seja mais vantajoso iniciar com o layout Mobile, pois o bootstrap é um framework que possui como filosofia o conceito do Mobile-First.

E eu também acredito que seja muito mais difícil passar um layout desktop para mobile do que o contrario.

Melhor a se fazer é criar um wireframe do que você quer!

No caso esta resposta depende da pessoa, eu particularmente gosto de realizar o layout do site desk primeiro e depois vejo as adaptações que devo fazer para o mobile! acho mais facil <3 e com tudo que temos hoje como bootstrap - flexbox deixa esse responsivo mais facil <3

Iniciar no desk faria com que você (no caso do twitter bootstrap) adicionasse coisas que ficariam hidden no mobile, fazendo assim um peso maior a dispositivos móveis, que como sabemos, tem menos capacidade de processamento e afins em relação aos desks. Não é atoa que o boots passou de desktop-first para mobile-first, pois fazendo isto, você inicia com seu projeto para resoluções mobile contendo somente o necessário e aplica os media para telas maiores adicionando os conteúdos necessários.

Entendi pessoal, obrigado a todos pelas respostas. Acredito que vai mesmo depender do projeto e que independente se é "Mobile First" ou "Desktop First" o que importa é que ambos consigam visualizar o site de uma forma que não impacte na experiência do usuário.

Bom dia amigo.

A tendência atual é utilizar do mobile first que é onde você desenvolve prioritariamente para mobile e depois você gerencia a compatibilidade com telas maiores. Isso torna sua aplicação mais leve e enxuta já que no mobile precisamos focar em otimização.

Muitas aplicações derivadas dessa ideologia acabam ficando com uma performance perfeita quando bem elaborada. E utilizando um framework front-end acaba ficando mais fácil de fazer.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software