Sei que vai de acordo com o projeto e necessidade, mas normalmente para um site institucional qual a recomendação iniciar o desenvolvimento? Iniciar com o layout Mobile ou iniciar para Desktop e depois deixar responsivo?
Obrigado!!!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Sei que vai de acordo com o projeto e necessidade, mas normalmente para um site institucional qual a recomendação iniciar o desenvolvimento? Iniciar com o layout Mobile ou iniciar para Desktop e depois deixar responsivo?
Obrigado!!!
Levando em consideração que é referente ao curso de Bootstrap, acredito que seja mais vantajoso iniciar com o layout Mobile, pois o bootstrap é um framework que possui como filosofia o conceito do Mobile-First.
E eu também acredito que seja muito mais difícil passar um layout desktop para mobile do que o contrario.
Melhor a se fazer é criar um wireframe do que você quer!
No caso esta resposta depende da pessoa, eu particularmente gosto de realizar o layout do site desk primeiro e depois vejo as adaptações que devo fazer para o mobile! acho mais facil <3 e com tudo que temos hoje como bootstrap - flexbox deixa esse responsivo mais facil <3
Iniciar no desk faria com que você (no caso do twitter bootstrap) adicionasse coisas que ficariam hidden no mobile, fazendo assim um peso maior a dispositivos móveis, que como sabemos, tem menos capacidade de processamento e afins em relação aos desks. Não é atoa que o boots passou de desktop-first para mobile-first, pois fazendo isto, você inicia com seu projeto para resoluções mobile contendo somente o necessário e aplica os media para telas maiores adicionando os conteúdos necessários.
Entendi pessoal, obrigado a todos pelas respostas. Acredito que vai mesmo depender do projeto e que independente se é "Mobile First" ou "Desktop First" o que importa é que ambos consigam visualizar o site de uma forma que não impacte na experiência do usuário.
Bom dia amigo.
A tendência atual é utilizar do mobile first que é onde você desenvolve prioritariamente para mobile e depois você gerencia a compatibilidade com telas maiores. Isso torna sua aplicação mais leve e enxuta já que no mobile precisamos focar em otimização.
Muitas aplicações derivadas dessa ideologia acabam ficando com uma performance perfeita quando bem elaborada. E utilizando um framework front-end acaba ficando mais fácil de fazer.