Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Recomendação de Tema Profundo

"Como criar um sistema de design eficiente com variáveis CSS: Organização, manutenção e escalabilidade em projetos grandes."

Por que é profundo? Esse tema aborda como usar variáveis CSS de forma estratégica para construir um Design System real e funcional. É um tópico que mistura código com planejamento e exige pensar além do básico. Você pode estruturar algo assim:

Variáveis CSS no Design System – Muito além da estética, focando em eficiência. Texto no Fórum: Olá, devs da Alura! Eu estive aprofundando meu aprendizado em variáveis CSS e percebi como elas podem ir muito além de estilizar cores ou fontes. Por isso, gostaria de trazer uma reflexão: como usamos variáveis para criar um sistema de design escalável, eficiente e alinhado a projetos grandes?

Aqui estão alguns pontos que explorei e que podem abrir debates ou ajudar quem está estudando:

Organização das variáveis:

Centralizar no :root é sempre ideal? Ou seria melhor dividi-las por contexto (tema claro/escuro, componentes, responsividade)? Exemplo: :root { --color-primary: #3498db; --color-secondary: #2ecc71; --spacing-small: 8px; --spacing-large: 16px; } Adaptação para temas dinâmicos:

Como podemos criar variáveis CSS que trocam de valor automaticamente ao mudar de tema? Um exemplo que testei foi usar data-theme: [data-theme="dark"] { --bg-color: #121212; --text-color: #ffffff; }

[data-theme="light"] { --bg-color: #ffffff; --text-color: #121212; } Flexibilidade para responsividade:

Vocês já exploraram variáveis CSS em @media queries? Tipo: @media (max-width: 768px) { :root { --spacing-large: 12px; } } Reutilização em componentes:

No meu portfólio, usei variáveis para tornar botões e cartões reutilizáveis. Algo como: .button { background-color: var(--color-primary); padding: var(--spacing-small) var(--spacing-large); border-radius: var(--radius); }

1 resposta
solução!

E aí? O que vocês acham dessa abordagem?

Vocês já criaram algo parecido? Como resolveram os desafios? Qual seria a melhor forma de documentar e organizar um Design System baseado em CSS puro?