Não temos mais acesso a quase todos cursos sobre do professor Nico e conteúdos antigos. Eu gostava bastante da didática dele e gostaria de continuar assistir aos outros cursos com ele, mas não existem mais a plataforma.
Percebo que existe uma modernização e substituição nos cursos antigos, e particularmente, a nova formatação dos cursos acho bem fracas, abordagem pouco aprofundada e um formato meio bobo, de dois instrutores trocando ideia sobre um determinado assunto que os dois já conhecem, e as vezes se fazendo de surpresos sobre alguns conteúdos em determinados momentos. Parece uma atuação de malhação. Há formas de modernizar as coisas sem parecer que estão conversando com adolescentes. Desculpem a forma que me expresso, mas é porque me incomoda muito este formato.
Entendo que as gerações evoluem, mas sinceramente, analiso como uma piora nos conteúdos fornecidos, a Alura antes dessas atualizações e substituições estava muito melhor na profundidade dos assuntos, os antigos instrutores me pareciam ter mais domínio dos conteúdos.
Na minha opinião não precisa deletar os cursos antigos, poderiam criar uma aba ou seção com cursos descontinuados e fica a critério do aluno em qual formato assistir, ou talvez atrelar a geração do certificado somente aos cursos novos substituídos, pois vocês estariam mantendo os dois formatos mas incentivando o acesso aos novos cursos para geração dos certificados.
Outra crítica que faço é na localização do conteúdo, na interface anterior era muito mais organizado a busca por determinado assunto. Exemplo, nas trilhas de programação as linguagens eram divididas, se você quisesse ver so sobre java, tinha uma seção específica, e assim para o restante dos outros assuntos. Esta subdivisão poderia ser refeita, e talvez ser colocado em uma ordem lógica dos assuntos, do básico ao avançado.