Olá, pessoas.
Estou querendo me aprofundar nos meus conhecimentos de banco de dados e outras áreas. Já finalizei as formações de Modelagem de Dados, SQL com PostgreSQL, Começando com Linux e Microsoft SQL Server 2022. Agora, estou realizando a formação Consultas com Oracle Database e já planejo fazer a Administração e Performance com Oracle Database.
O professor Victorino Vila é um ótimo professor. Dá para ver na didática dele, nos exemplos, na certeza com que ele passa o conteúdo. E, tirando a formação SQL com PostgreSQL, ele é quem ministra 95% das aulas com formação em banco de dados.
Mas, infelizmente, os áudios das aulas dele deixam MUITO a desejar. Eu não consigo imaginar que ele foi chamado para dar uma formação completa, como a de Microsoft SQL Server 2022 e Oracle (as duas formações), gravado mais de uma centena de horas de vídeo aula e não foi feita uma curadoria quanto à qualidade do áudio da aula.
A Alura é uma plataforma online de aprendizagem. Quer dizer que o áudio e vídeo de suas aulas devem ser de uma qualidade excelente!
Por exemplo, as aulas do Ricardo Merces de "Começando com Linux", as aulas do Daniel Siqueira de "Modelagem de Dados", as aulas do Vinicius Dias de "SQL com PostgreSQL", as aulas de Django do Bruno Divino. O áudio da aula deles é impecável! Mesmo com o alto falante mais simples, o áudio é execelente, é cristalino. Com fone de ouvido, é uma verdadeira delícia ouvir as aulas.
As aulas do Victorino estão TODAS com o a voz abafada e o som do teclado alto demais, desproporcional com a voz. Assistir às aulas dele com fone de ouvido é torturante. A impressão que passa é que foi gravado usando o microfone de um notebook. É péssimo.
Façam um teste. Peguem o último curso do Victorino da Formação em Microsoft SQL Server 2022 (pois ele digita bastante nessas aulas) e escutem com um fone de ouvido. Depois escutem uma aula de algum outro professor mencionado anteriormente. A diferença é ridícula. E o que me deixa mais triste com isso é que, pelo conteúdo, dá para ver que isso foi gravado no máximo em 2021 (afinal, o SQL Server 2022 foi lançado em 2022). Não é como se o curso fosse muito antigo na plataforma. É um curso novo.
Me desanima MUITO pensar numa renovação, vendo que as aulas de banco de dados, que é um conteúdo que eu gosto muito e vivo disso, estejam com um áudio tão ruim. Quero aprender, quero me aprofundar no conteúdo, quero expandir conhecimento, mas, infelizmente até o momento, essas aulas de banco de dados são de longe as piores que já assisti na Alura (no quesido QUALIDADE de áudio, o professor é excelente!).
Desculpem o texto longo, mas tive que desabafar. Infelizmente, até onde vi, acabo não recebendo retorno desses texto de experiência do curso quando envio ao finalizar um curso.
Espero que esse texto chame alguma atenção para que tenham um cuidado maior nisso.
Abraços e bons estudos para todos!