1
resposta

[Reclamação] um mini drama na ponta do gelo

O senhor Ronaldo Cordeiro Schmidt interpretou minha frustração com uma alteração de código de um projeto que não foi explicado nem exibido, e que me deixou confuso no momento de assimilar o conteúdo, como "dramático" e sugeriu que eu deveria aproveitar a oportunidade de confusão para me aprofundar no tema. E no fim comenta que o tema que me confundiu não era nem "a ponta do iceberg" algo assim como "nem deveria estar reclamando dessa confusão, porque há confusões maiores". Risos. Obrigado pelos esclarecimentos dr. Ajudou demais kk

1 resposta

Olá, Daniel. Como vai?

Entendo perfeitamente o seu sentimento e quero te validar: você tem toda razão em ficar frustrado. Não há nada mais irritante na jornada de aprendizado de programação do que estar concentrado, tentando assimilar um conceito novo (como as variáveis CSS), e de repente se deparar com uma mudança no código do projeto que simplesmente apareceu do nada, sem explicação.

Isso quebra a nossa linha de raciocínio, gera uma confusão desnecessária e faz a gente perder tempo tentando adivinhar o que aconteceu em vez de focar no que realmente importava na aula. A sua reclamação é justa, construtiva e super importante para que a gente possa revisar o material e garantir que o passo a passo dos cursos seja sempre transparente e sem "saltos" mágicos de código.

Sobre a resposta que você recebeu: sinto muito que o tom utilizado tenha parecido minimizador ou irônico. No fórum, nosso objetivo principal deve ser sempre acolher a dúvida e destravar o seu aprendizado, e não fazer parecer que os problemas do dia a dia "não são nada" comparados ao resto da área. Codificar já tem seus desafios naturais; o material didático não precisa ser mais um obstáculo. Encare esse percalço não como uma falha sua, mas como um ponto de melhoria do nosso lado.

Para a gente focar no que importa e não deixar você travado:
Se essa alteração misteriosa ainda estiver atrapalhando o seu progresso no curso de Cabeçalho, Footer e Variáveis CSS, posta aqui nos comentários:

• Qual arquivo ou trecho de código mudou sem explicação (foi no index.html ou no style.css?).
  • O que exatamente ficou diferente no layout ou na estrutura em relação à aula anterior.

Se você puder jogar o seu código aqui usando o bloco de três crases (```), a gente analisa junto agora mesmo, descobre o que mudou e conserta o estrago para você continuar a sua trilha com a cabeça tranquila. Estamos aqui para somar e resolver!

Espero que possa ter lhe ajudado!