1
resposta

[Reclamação] Sobre a metodologia desse curso em específico

Não é bem uma dúvida, mas uma reclamação, que espero que seja entendida como uma crítica construtiva, não negativa.

A didática desse curso em específico está muito corrida, muito apressada. É um contraste direto e gritante em comparação com o curso de Lógica de Programação.

Percebo que o Vinícius está tentando com muita boa vontade ir devagar, porque claramente ele é muito inteligente, e sabe muito sobre esse conteúdo, ao ponto que perceber que está indo muito rápido se torna complicado, porém, é necessário perceber isso e ajustar, para que os alunos não percam o fio da meada.

É importante notar que para quem não tem experiência com programação, esse universo Git é uma coisa completamente nova e, portanto, tem que ser ensinada de maneira a apresentar um novo universo, ainda com suas peças soltas e sem definição, ao aluno.

Eu, particularmente, ainda estou conseguindo acompanhar, mas percebo muitas pontas soltas nas explicações, e as percebo justamente por verificar um raciocínio extra de minha parte, ainda durante a explicação (não estou incluindo a parte de exercícios, na qual seria naturalmente necessário que eu raciocinasse mais), que é necessário para que eu avance; tenho certeza que meu pai ou minha mãe, por exemplo, se viessem a assistir a essa aula, ficariam perdidos por terem que realizar esse raciocínio extra.

Por exemplo:

  1. Não são explicadas algumas coisas importantes sobre os usos de aspas e sobre particularidades do comando de troca de pastas e de copiar e colar, que geraram algumas dúvidas no fórum, dúvidas de outros que também foram minhas, inclusive. Dúvidas essas que provavelmente seriam menores para quem já viu alguma coisa de DOS na vida, mas seriam inalcançáveis para quem nunca teve sequer contato com isso.
  2. O instrutor fala oralmente uma informação, e então digita algo que não foi explicado, como comandos extras em uma linha, sem nenhum comentário, o que nos deixa, como alunos, completamente confusos sobre o que ele está fazendo e sobre o que aquilo significa. Ex.: git commit -a -m “Mensagem de modificação”; esse uso do "-a" não foi explicado. Ex. 2: git add .; esse uso foi mencionado, enquanto se dizia "vou adicionar tudo", mas não foi explicado.
  3. O instrutor comenta sobre o editor "Vim" na parte de merge, mas diz que não vai entrar em detalhes, o que é compreensível, já que não faz parte do escopo da aula específica, mas é necessário que pelo menos uma informação básica seja dada, para que o aluno não fique curioso demais sobre o tema e tenha dificuldades de pegar o que vem em seguida. E mais, caso o aluno aperte um botão errado, ele pode entrar no editor e ter dificuldades de sair sozinho, um problema que ele poderia facilmente esclarecer com alguns segundos de informações sobre o que está sendo visto.

Esses foram os pontos que acabei anotando por perceber certas dificuldades na metodologia desse curso. Ainda estou realizando o curso, então pode ser que venha a observar mais coisas. Porém, e reitero, esses comentários têm o único e exclusivo objetivo de informar à plataforma sobre melhorias que podem ser realizadas nesse curso específico e não ser apenas uma crítica gratuita, tanto à plataforma, da qual já sou fã, quanto ao Vinícius, que me parece um rapaz muito bacana, inteligente, bem intencionado e esforçado. Entretanto, deixarei uma dica, que aprendi na vida: as pessoas mais influentes e os melhores mestres não são aqueles que se fazem perceber inteligentes, mas os que fazem os outros sentirem que saíram mais inteligentes após uma interação com eles.

Sugiro uma revisão e uma possível atualização desse curso.

Grato pela atenção!

Atenciosamente, Roodney.

1 resposta

Olá Roodney, como vai?

De fato esse curso precisa de melhorias significativas de didática e concordamos contigo. Vamos regravar esse curso futuramente, mas eu gostaria de sugerir uma série que fizemos com o Dev Soutinho que é bem detalhado e é um passo a passo mesmo.

Plano de estudos: https://cursos.alura.com.br/git-e-github-para-sobrevivencia-fernanda-erahardt-1666909437927-p471328

Dá uma olhada e depois me conta se você gostou.

Abraços e bons estudos!