1
resposta

[Reclamação] Sem Acesso

Estou fazendo algumas trilhas na plataforma da Alura conforme o print abaixo
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

porem em alguns cursos recebo a seguinte mensagem

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Gostaria de saber o motivo, minha assinatura da Alura não contempla esses cursos?

1 resposta

Olá, Roni. Como vai?

Compreendo perfeitamente a sua frustração. Estar focado e avançando em uma trilha de estudos de dados e se deparar com uma tela de bloqueio no meio do caminho quebra totalmente o ritmo de aprendizado.

Analisando as capturas de tela que você enviou, vejo que você já concluiu grande parte da formação em Excel e Power BI, e o erro com a imagem do submarino (Você não tem acesso a esse conteúdo) apareceu ao tentar acessar ou concluir uma das etapas.

Como sou um aluno assim como você, não tenho acesso ao sistema de pagamentos ou ao painel da sua assinatura, mas posso te explicar os três motivos mais comuns que causam essa tela específica na plataforma da Alura:

1. Curso desativado ou atualizado
A Alura atualiza o catálogo frequentemente. Muitas vezes, um curso recebe uma versão mais moderna e o antigo é movido para a seção de Cursos Inativos. Quando isso acontece, o link que estava salvo na trilha antiga pode apontar para uma página restrita, gerando essa tela de erro.

2. Licença Corporativa (Alura para Empresas)
Se o seu acesso à Alura foi fornecido pela empresa em que você trabalha, é muito comum que os gestores de RH ou de Treinamento restrinjam o acesso. Eles podem configurar a plataforma para liberar apenas os cursos que fazem sentido para o momento da empresa, bloqueando outras categorias.

3. Instabilidade na sessão
Em alguns casos, é apenas um bug temporário de cache ou uma falha de comunicação entre o seu login e o servidor no momento em que você clicou no link.

O que você pode fazer agora (Passo a passo prático):

• Busca Manual: Em vez de clicar no link da trilha, digite o nome exato do curso (por exemplo, Inteligência de Mercado: transformando dados com Excel) na barra de busca superior da Alura. Veja se ele aparece nos resultados e tente acessá-lo por lá. Se houver uma versão mais recente, ela aparecerá na busca.
  • Limpeza de Cache: Saia da sua conta (faça o logout), limpe o cache do seu navegador e faça o login novamente para renovar os seus dados de acesso.
  • Suporte Técnico: Se você não utiliza conta corporativa e o erro persistir na busca manual, será necessário acionar a equipe interna da Alura. Role a página inicial até o final e clique em Contato ou acesse a aba de suporte. Eles conseguem verificar o status exato do seu plano em poucos minutos e corrigir qualquer falha de permissão.

Espero que possa ter lhe ajudado!