1
resposta

[Reclamação] Reclamação

Fiz os dois primeiros cursos de Qlik sense aqui na Alura, Conhecendo a ferramenta e Analisando Dados, e foram uma ótima introdução para mim que não sabia nada. E para criar analises iniciais vale super a pena fazer mas esse terceiro curso já estou sentindo um pouco saturado. A realidade de quem trabalha com Qlik Sense é completamente diferente do que estão propondo nesse curso. A visualização é a coisa mais fácil de fazer, mas a ETL é o que complica. Ficar criando itens mestre só pra renomear nome de campo não é uma boa prática, qlik sense é 90% script, existe toda uma linguagem por trás, que foi exatamente o arquivo txt que copiamos e colamos, e só copiar e colar não ensina. Acho que o curso tem potencial para ser melhor mas é muito fraco assim como muitos cursos que não te preparam para a realidade que é trabalhar com um grande volume de dados que exigem tratamento.

1 resposta

Oi Julia, tudo bem?

Agradecemos imensamente por compartilhar seu feedback conosco. Sua contribuição é crucial para aprimorarmos os cursos futuros.

Entendo suas preocupações e concordo que trabalhar com grandes volumes de dados e realizar o processo de ETL (Extract, Transform, Load) pode ser um desafio significativo. O Qlik Sense, de fato, possui uma linguagem de script poderosa e complexa que permite uma grande flexibilidade no tratamento de dados.

Gostaria de reforçar que, ao término de cada curso, disponibilizamos uma avaliação individual para que cada estudante possa atribuir uma nota e expressar sua opinião sobre o curso e pessoa instrutora. É fundamental que você compartilhe sua opinião sincera, pois isso nos auxilia na identificação das áreas que precisamos aprimorar. Essas avaliações são essenciais para a definição de nossas métricas, e seu feedback chega diretamente até as pessoas envolvidas no curso. Sua sugestão é muito válida e será levada em consideração.

Um abraço e bons estudos.