2
respostas

[Reclamação] Primeiro curso na Alura, e já pensei em pedir reembolso.

O curso de Lógica de Programação é apontado como o primeiro que o aluno deve fazer caso não tenha nenhum conhecimento prévio de programação. Ele é o primeiro do plano de aula "A partir do zero: iniciante em programação". No entanto, o curso é MUITO MAL ESTRUTURADO para quem é leigo. Quando o aluno se depara com o primeiro desafio, não há conhecimento suficiente sobre como executar o código, e, mesmo assim, nenhuma instrução é fornecida. Há apenas um gabarito no GitHub. Talvez haja experiência em programação por parte dos responsáveis, mas falta conhecimento de planejamento pedagógico e de elaboração de um plano de aula adequado. A assinatura não é barata, e apresentar a programação dessa forma para uma pessoa completamente leiga, que acabou de assinar a plataforma, é uma demonstração de falta de profissionalismo. Basta acessar o fórum e ver a quantidade absurda de alunos com exatamente o mesmo problema, dependendo de outros alunos para fazer gambiarras ou para obter indicações de sites onde possam testar o código.

2 respostas

Talvez seja melhor vc começar por essa formação amigo: https://cursos.alura.com.br/formacao-html-css

"Talvez seja melhor vc começar por essa formação amigo: https://cursos.alura.com.br/formacao-html-css"
Por Estudante

Entendo que a Alura pode até oferecer cursos para me preparar para essa introdução "a partir do zero" (???), mas, se é "a partir do zero", não faz sentido esperar que o aluno tenha conhecimento prévio. Além disso, apenas programação é útil para mim. Não tenho necessidade nem interesse em aprender front-end. Acredito que deveriam começar por Python ou, então, disponibilizar um HTML para rodar o exercício, assim como fizeram com o jogo; ou até mesmo deixar claro que não é para ser rodado, mas apenas comparado com o gabarito. Sei que o código HTML necessário para rodar é simples, mas a questão é que isso não é ensinado, e não quero ter que aprender HTML só para ter uma introdução à lógica da programação. É contraprodutivo e desmotivador pensar que o problema em seguir as instruções básicas de um curso "a partir do zero" está em nós.