Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Reclamação] Power BI online

Olá, sou Product Designer e comecei o curso para aprender a desenvolver dashboards com o Power BI, que é uma ferramenta que a empresa que trabalho utiliza. Contudo, as licenças são todas para o Power BI online e o curso foca no uso do Programa Desktop, o que me levou a ter de estudar sobre o uso do PBI online em outros videos e outras plataformas.

Contudo, os processos são muito diferentes e o Power Query, para transformar os dados, não funciona adequadamente, como descritos nos videos do curso.

A solução que eu encontrei foi refazer todo o processo, fazendo o upload da planilha já corrigida no próprio Excel, porque era impossível de editar e transformar os dados, uma vez que eu tinha limitação de uso, por conta de licença e o Power BI ser uma ferramenta paga, e todos os fluxos, workspaces e ediçoes serem apenas possíveis no modo PRO.

Existem informações que devem ser ditas na página de compra do curso. Já aconteceu com outro curso, onde eu precisei fazer um trial de 7 dias no Notably porque não era informado que a ferramenta era paga e que eu precisaria terminar o curso em até 7 dias para poder treinar com a ferramenta. Essas informações de dependência de outra ferramenta e suas limitações para a realização do curso são de suma importância e ficaram a desejar.

3 respostas

Oi! Tudo bem?

Agradeço por compartilhar seu feedback com a gente, isso nos ajuda a melhorar não só o conteúdo, mas também a experiência de nossos alunos e alunas.

Sobre o que você comentou, o curso foi desenvolvido utilizando o Power BI Desktop, que é a versão mais comum quando falamos em criação de dashboards e tratamento de dados. A Microsoft ainda não padronizou totalmente os ambientes Desktop e Online, então realmente existem diferenças, principalmente no uso do Power Query, que é uma parte importante do curso para realizar os tratamentos nos dados.

Em relação ao uso do ambiente web, muitas funcionalidades no Power BI Online exigem uma licença PRO. Por isso, se for possível, recomendo usar o Power BI Desktop para trabalhar os dados e deixar o Online apenas para a publicação dos relatórios. O Power BI Desktop é gratuito e não precisa de pagamento para instalação. No momento, ainda não temos cursos que abordem o uso do Power BI Online para tratamento de dados, mas sua sugestão é muito válida e vamos levá-la adiante.

Sobre o uso do Notably, percebi que seu perfil está como privado, então não consegui identificar em qual curso exatamente você usou a ferramenta. Se puder me enviar o link ou o nome do curso, isso já nos ajuda bastante, e com certeza nosso time vai avaliar a inclusão de um alinhamento de expectativas nesse ponto.

Se tiver alguma dúvida específica sobre o Power BI Online ou estiver enfrentando algum erro posso te ajudar. Claro, como disse, envolve limitações de licenças, mas, dentro do possível, podemos pensar em alguma solução.

Se quiser, você também pode sugerir um novo conteúdo para a plataforma por meio do formulário abaixo. Fique à vontade para compartilhar suas ideias com a gente:

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Boa tarde, Monalisa. Tudo bem e voce? Obrigado pela resposta e, sobre o Powe BI no desktop, não consegui efetivar a instalação justamente por causa de licenças, mas consegui realizar o curso, mesmo com as dificuldades e diferenças do Desktop para o Online.

Sobre o uso da Notably, foi no curso de IA em Pesquisa, https://cursos.alura.com.br/course/ux-research-ia-pesquisa-usuario. Existe uma menção da ferramenta na descrição do curso, mas não informa do tempo trial de licença. Como eu fiz o curso custeado pela empresa, onde eu precisava declarar um numero de horas destinadas ao estudo, acabei tendo que mudar completamente o cronograma por causa do trial de 7 dias da ferramenta e isso desorganizou completamente meu horario, pois precisei correr com o término do curso em 7 dias por causa desse periode de testes.

solução!

Oi!

Fico feliz que você tenha conseguido concluir o curso de Power BI.

Sobre o Notably, inserimos uma atividade de alinhamento no curso destacando a informação sobre o período de testes de 7 dias da plataforma.

Se surgir qualquer outra dúvida ou sugestão, fique à vontade para voltar aqui no fórum.

Abraços e bons estudos!