Estou fazendo a trilha de cursos de backend e me encantei com a parte da "base" de javascript, onde eu faço o conteudo, faço alguns exercícios durante o conteúdo e depois de terminar a base, eu tive uma bateria de exercícios pra fazer. Mas enquanto eu fazia a base de javascript, não eram conteúdos CORRIDOS, era tudo explicado, era tudo repassado, era tudo bem explicado.
Logo após eu sair da base de javascript eu já comecei a ter MUITA dificuldade nos conteudos, eles passaram de algo explicativo pra algo corrido, tudo parece ser feito as pressas, parece que eu estou vendo um tutorial do youtube de como ligar um servidor pirata de um jogo em 2008.
"você entra aqui, você faz isso, aperta aqui, isso aqui faz tal coisa(o minimo de informação), e esse outro faz tal coisa(mais uma merreca), depois aperta aqui e o servidor está funcionando".
Muita coisa realmente é explicado, mas como eu disse, o conteúdo é muito corrido, eu escudo 500 informações em 2 minutos de vídeo e não tenho prática nenhuma, não tem mais nenhuma bateria de exercício, o exercício que existe é bem tosco, é colocado uma linha de codigo (a mesma que vc escreveu em aula) e é perguntado o que faz, se eu acabei de ver a aula e acompanhei escrevendo, eu vou saber o que faz, mas daqui 20 minutos eu vou lembrar? sem exercícios decentes?
Reparei que na trilha, olhando apenas por fora, sem acessar os conteudos, existe o Checkpoint nivel 1, onde eu imagino que tenha niveis decentes de perguntas e desafios que estimulam a produção e a memoria onde eu mesmo vou e pratico as coisas que aprendi(copiei) em curso, mas eu vou fazer uma bateria de desafios depois de 32 cursos? eu faço 32 cursos inteiros pra depois fazer um pouco de exercício? se após 30min~1hr eu já esqueci o conteudo pela chuva de informação, após 32 cursos que eu não vou lembrar mesmo.
Eu poderia sim ir atrás de desafios por fora da janela de curso, eu poderia acessar o gpt ou gemini e pedir exemplos e também pedir uma lista de desafios, mas eu acredito também que o curso deveria fornecer isso e não eu ter que ir buscar por fora, muito conteudo é passado para eu ver diretamente dos sites, por exemplo o mdn e isso é ótimo, mas imagina uma pessoa que está começando na área e não tem muita ideia de onde pode ser aplicado isso, vai estar apenas copiando o conteudo sem entender muito da funcionalidade. Durante o curso é mencionado muito "você pode usar isso aqui diretamente aí no seu projeto", gente, eu estou aprendendo e não tenho um projeto, o que estou fazendo é a mesma coisa que o instrutor da aula, estou tentando aprender, não faço a minima ideia de uso das coisas e, logo após a base, não existe mais nenhum exercício que me dê ideias.
Bom, essa está sendo a minha experiência com a trilha de backend, onde após o primeiro local, onde é a "base", tudo começou a ser muito corrido e sem exercícios de fixação ou que realmente ajudem a ter uma clareza melhor, fornecendo desafios uteis para o aprendizado. Estou no segundo curso do nivel 1 e ja está totalmente diferente do que foi com a base, vou continuar a fazer o curso mas pelo visto vou ter que ver uma aula e mais 20 páginas de leitura e conversar muito com o gpt e o gemini para fazerem desafios que estejam no meu nivel de complexidade.