Essa mudança não é justa, está desnecessariamente dificultando o que já não é fácil, não irá melhorar o desempenho dos instrutores, não irá melhorar o desempenho dos clientes e talvez não melhore o desempenho da Alura, conforme explico a seguir.
Obviamente a mudança aumenta o desafio de qualquer forma, obviamente aumenta mais para quem tem pouco tempo livre e a maioria das pessoas tem pouco tempo livre, ainda mais quem se interessa por serviços como os que a Alura oferece.
Antes dessas mudanças já havia desafios o suficiente, conforme resumo alguns deles, abaixo:
- Já é desafiador assistir a todas as videoaulas dos cursos com a devida atenção, pois, para isso é necessário se focar nas videoaulas, ou seja, parar de fazer qualquer outra atividade quando estamos vendo as videoaulas;
- Para um aprendizado satisfatório, é necessário reproduzir em nosso computador tudo que o instrutor produz no computador dele durante as videoaulas, isso aumenta o nível do desafio, pois faz com que gastemos mais de 20 minutos para chegar ao fim de uma video aula com menos de 10 minutos de duração total do vídeo. Eu já fazia tudo isso e acho que a maioria dos clientes também já fazia tudo isso;
- É desafiador pagar pelos serviços da empresa Alura, que são caros;
- Como maioria das empresas, sobretudo as mais atraentes, exigem diplomas de nível médio, ou de graduação, ou de pós-graduação etc., e o serviço da Alura, do qual estamos falando, não oferece esse tipo de diploma, a maioria das pessoas conciliam cursos da Alura com outros cursos de nível médio, ou de graduação, ou de pós-graduação etc., dividindo seu pouco tempo disponível e seus poucos recursos financeiros com essas duas instituições de ensino, isso aumenta ainda mais o nível do desafio;
- Os cursos que a maioria dos clientes da Alura fazem em outras instituições que oferecem os diplomas de nível médio ou de graduação exigidos pela maioria das empresas, já obrigam a entrega do tipo de tarefa que vocês estão começando a tentar forçar agora e isso torna ainda mais desnecessário vocês fazerem isso também.
Eu vi que, o código que o instrutor deixa de resolver, na integra e explicando, dentro da videoaula, está sendo disponibilizado na aba "opinião do instrutor" ou no GitHub, mas isso não é suficiente. A maioria das pessoas que contratam os serviços da Alura vem pelas vídeoaulas. O efeito das video aulas se aproxima um pouco mais do efeito de um ensino presencial e o nosso cérebro evoluiu durante milhões de anos para ativar mais fortemente o processo de aprendizado quando somos expostos a outro ser humano explicando algo em linguagem falada do que apenas lendo, no formato da linguagem escrita.
Acho que vocês devem deixar o código completo, por escrito, em algum arquivo que o cliente possa acessar e pegar, mas isso deve ser uma opção do cliente e não uma obrigatoriedade, antes era assim opcional, agora vocês passaram a deixar de construir partes do código dentro das videoaulas, obrigando o cliente a pegar o trecho escrito que está no arquivo e ficar tentando entender, sozinho, como ele funciona.
É possível obter muitos códigos prontos, na forma escrita, para tentar entender sem haver outro ser humano explicando, de forma falada, em vários lugares da web, por preços muito menores do que os cobrados pela Alura ou até mesmo gratuitamente.
É injusto o que vocês estão fazendo, já contratei os serviços da Alura antes, não era assim, já fiz elogios aos serviços da Alura para outras pessoas, outras pessoas já contrataram o serviço da Alura influenciadas por minha opinião, não foi assim que a Alura chegou onde está e quem está contratando agora não está sendo devidamente informado dessas mudanças, antes de fechar o contrato.