Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

4
respostas

[Reclamação] onde vocês contratam seus instrutores? na esquina?

Bom dia. Não sou de usar forúm ou coisas do tipo, mas esse merece. Aulas feitas pra quem já tem conhecimento sendo que faz parte do módulo inicial com aulas iniciais. Muita coisa como "você pode usar isso, ou usar aquilo" ao invés de tentar padronizar o maximo possível com os estudantes que , acredito eu, usam windows ou com wsl linux ou mesmo virtualizam alguma distro como eu (mac? sério?). Se não fosse o chatgpt ja teria desistido da carreira SRE na primeira aula dessa instrutora. Fala muito, explica pouco, como se todos já soubessem tudo e até conceitos deixa de explicar... como já ta pago, infelizmente, irei continuar (usando muita Ia e pesquisa pra aprender ) na esperança de acabar logo esse módulo e mudar a pessoa instrutora. onde vocês contratam seus instrutores? qualquer um que tenha um canal ou página de divulgação tech? melhore se quiser ser uma plataforma gigante como tende a parecer alura

aula: Expressões Regulares - Unix e shell: automação com scripts e pipelines

4 respostas

Olá Mailson.
Entendo que você esteja frustrado com a experiência no curso, mas a forma como você expressou sua crítica passa do limite do respeito necessário em qualquer ambiente de aprendizagem e trabalho.
Críticas são bem-vindas e fazem parte da evolução de qualquer plataforma ou instrutor, porém precisam ser feitas de maneira objetiva, técnica e construtiva. Generalizações como desqualificar a didática, a plataforma ou os profissionais envolvidos não ajudam a resolver a sua dificuldade real com o conteúdo e acabam apenas tornando o diálogo improdutivo.
O fato de você estar encontrando dificuldade em acompanhar Expressões Regulares, Shell e pipelines não significa que o conteúdo esteja “errado” ou que o curso seja inadequado por definição.
Esses tópicos realmente exigem base prévia e prática consistente, e é esperado que no início haja desconforto mesmo.
Sobre sua observação de “já estar pago e continuar usando IA para aprender”, isso não é um problema em si, mas também indica que talvez você esteja tentando avançar sem consolidar os fundamentos apresentados. Em áreas como SRE, isso rapidamente se torna um obstáculo, porque o dia a dia exige entendimento real dos conceitos, não apenas execução guiada por ferramentas.
Se o objetivo é evoluir na carreira, o caminho mais produtivo não é procurar culpados externos, mas ajustar a forma como você está estudando o conteúdo: revisando conceitos básicos, praticando mais lentamente e buscando entender o “porquê” das ferramentas, não apenas o “como”.
Se houver pontos específicos da aula que não ficaram claros, posso te ajudar a destrinchar o conteúdo de forma mais direta e prática.
Avise qualquer dúvida.

Não é possível que você disse isso kkk. Em nenhum momento ultrapassei a reclamação pra algo desrespeitoso, nem acredito que você (seja lá quem seja) achou isso... quer dizer que reclamar da didática de um instrutor por que é péssima é errado? ou a plataforma? se alguém presta um serviço esta se colocando a receber críticas e reclamações também e como eu disse, não é nada pessoal e sim simplesmente direcionada a forma que esta sendo feita. Todos os cursos tem pré-requisitos e eu me atento bem, então não me venha com essa desculpa.

Alías, foi o primeiro curso que tive problemas em entender. MAIS UMA VEZ paravocê entender que aqui é uma crítica legítima:
" - você pode usar isso, ou usar aquilo - ao invés de tentar padronizar o maximo possível "

"Aulas feitas pra quem já tem conhecimento sendo que faz parte do módulo inicial com aulas iniciais."

Tudo que aprendo eu gosto de saber além da ferramenta, o por que e como acontece, é por isso que estou criticando (Não conseguiu percerber isso?)

nem precisa responder se seu pensamento for o mesmo. Aliás, já vi que reclamações não são bem vindas (caso você seja a pessoa que deveria ouvir).
Vou lá continuar destrinchando esse módulo e espero que antes de sair querendo defender algo entenda o ponto de vista.

Sua frase: "onde vocês contratam seus instrutores? na esquina?" não é uma crítica ao conteúdo do curso.
É uma ofensa direcionada aos profissionais que trabalham na plataforma.
Você tem todo o direito de não gostar da didática, discordar da estrutura do curso ou apontar falhas.
O que não torna sua colocação razoável é transformar uma reclamação sobre o conteúdo em um ataque à qualificação dos instrutores.
Os profissionais que atuam aqui são qualificados e foram selecionados para exercer essa função.
Se a metodologia não atendeu às suas expectativas, isso é uma questão de opinião e experiência individual.
Já insinuar que os instrutores foram contratados "na esquina" é apenas uma forma desrespeitosa de expressar essa insatisfação.
Também me chamou a atenção o fato de você afirmar que está recorrendo constantemente à IA para compreender o conteúdo. Não há problema algum em utilizar ferramentas de apoio ao estudo, mas isso não significa automaticamente que o material ou a instrutora sejam inadequados. Existem inúmeros fatores que podem influenciar a curva de aprendizado de cada aluno.
Não faço parte da plataforma. Participo do fórum porque gosto de ajudar quem realmente busca aprender. Por esse motivo, não vejo problema em críticas fundamentadas. Vejo problema quando a crítica abandona os argumentos e passa para a ofensa.
Se houver dúvidas sobre o conteúdo, o fórum,discord e o suporte existem justamente para isso.
Quanto à frase citada acima, considero que ela foi desnecessária e injusta com os profissionais envolvidos, e acredito que uma retratação seria a atitude mais adequada.
Criticar é fácil; construir é que exige conhecimento, responsabilidade e atitude.
Apontar problemas qualquer um consegue.
Contribuir para soluções é o que realmente faz diferença.

Amigo, se você nem é funcionário nem se dê ao trabalho de responder reclamação, foque em ajudar em dúvidas relacionadas ao conteúdo e na seção dúvidas, como você já faz. Deixe a área [RECLAMAÇÃO] para as pessoas responsáveis da alura.