Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Reclamação] Ninguém falou nada sobre a conta do Gemini...

Estou fazendo a trilha "Desenvolvimento e Orquestração com IA Generativa", o curso "Gemini e Python: Orquestrando LLMs com LangChain" e, logo no terceiro vídeo, já nos vemos codando um código Python que fará acesso a um modelo do Gemini, que vai usar uma API-key do Gemini... Mas, em momento algum, se fala de como gerar essa API-key no Gemini.

No outro curso da trilha que eu acompanhei, "Engenharia de software na era da IA: Como usar IA no fluxo real de desenvolvimento", era usado o Claude. E, como eu já tinha uma conta paga da OpenAI, adaptei para usar Codex - e deu super certo. Mas aqui, eu não entendi se vou ter que criar uma conta no Gemini ou se o conteúdo do curso foi feito prevendo/imaginando que todo mundo já teria familiaridade com Gemini e uma conta lá... Seja como for, ficou confuso, e tá atrapalhando meu desenrolar no curso.

Entendo que preciso desse conhecimento para poder codar o challenge. Mas esse "desafio" antes da hora eu não esperava. :/

3 respostas

Ei! Tudo bem, Jefferson?

Entendo perfeitamente a sua frustração e agradeço por compartilhar seu depoimento.

Para gerar e configurar sua API key do Gemini e continuar codando no curso de Gemini e Python com LangChain, você não precisa ter uma conta paga. O processo é rápido e feito diretamente pelo Google AI Studio:

• Acesse o site do Google AI Studio.

• Faça login com a sua conta do Google.

• No painel na lateral esquerda, clique no ícone de chave para gerar API key:

Captura de tela do menu lateral do Google AI Studio em português, com uma seta vermelha apontando para o ícone de chave no canto inferior direito, utilizado para gerenciar chaves de API.

• Clique em "Create API key" no canto superior direito e selecione um projeto existente ou escolha a opção para gerar em um novo projeto.

• Copie a chave gerada para usar no seu código Python.

Agradeço demais pelo seu feedback novamente! Já estou repassando esse ponto para a equipe responsável ajustar o material complementar e garantir que essa instrução fique clara para todos que estão fazendo a trilha.

Conseguiu gerar a sua chave por aí para dar sequência na aula? Se surgir qualquer outro detalhe durante a integração, me avise!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Ei! Tudo bem, Jefferson?

Entendo perfeitamente a sua frustração e agradeço por compartilhar seu depoimento.

Para gerar e configurar sua API key do Gemini e continuar codando no curso de Gemini e Python com LangChain, você não precisa ter uma conta paga. O processo é rápido e feito diretamente pelo Google AI Studio:

• Acesse o site do Google AI Studio.

• Faça login com a sua conta do Google.

• No painel na lateral esquerda, clique no ícone de chave para gerar API key:

Captura de tela do menu lateral do Google AI Studio em português, com uma seta vermelha apontando para o ícone de chave no canto inferior direito, utilizado para gerenciar chaves de API.

• Clique em "Create API key" no canto superior direito e selecione um projeto existente ou escolha a opção para gerar em um novo projeto.

• Copie a chave gerada para usar no seu código Python.

Agradeço demais pelo seu feedback novamente! Já estou repassando esse ponto para a equipe responsável ajustar o material complementar e garantir que essa instrução fique clara para todos que estão fazendo a trilha.

Conseguiu gerar a sua chave por aí para dar sequência na aula? Se surgir qualquer outro detalhe durante a integração, me avise!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!
solução!

Num primeiro momento, não havia dado certo, não. Mas era mais pelo fato de que não estava "pegando" o conteúdo da variável de ambiente. Um reboot na máquina resolveu esse ponto.

Depois, tive outros problemas - que consegui resolver, com algum custo:

• O código implementado acusava que eu não tinha "rate limit" para fazer a requisição. Então, tive de abrir uma "conta de faturamento" no Google AI Studio.
  • Nesse movimento, foi-me solicitado um pré-pagamento onde o mínimo era R$ 100,00. Fiz esse pagamento. Não tive mais mensagem reclamando do rate limit.
  • Na sequência, tive problemas com a versão do modelo usado no curso. Nos meus testes, acusava NotFound para gemini-1.5-flash. Pesquisando um pouco mais, descrobri como listar os modelos disponíveis para uso pelo langchain_google_genai. A partir daí, testei usando gemini-flash-latest. Deu certo, finalmente.

De todo modo, agradeço muito por orientar quanto à criação da key no Gemini. :)