2
respostas

[Reclamação] Não consigo rodar o programa inicial

Baixei o programa do git mas não roda!

Já tentei de tudo e nada. Estou muito chateado sempre acontece isso quando vou fazer os cursos no flutter sempre tem erro de gradle

eu baixo e nada erro erro erro.

Por favor me ajude!!!!!!!!!!!!!

![](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade )

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

Olá, Charles, como vai?

Esse tipo de erro é comum quando há uma incompatibilidade entre a versão do Gradle usada no projeto e a que está configurada no seu ambiente. A boa notícia é que dá pra resolver com alguns ajustes.

Acesse o arquivo android/gradle/wrapper/gradle-wrapper.properties e atualize para uma versão mais atual, testando aqui, a versão 8.2 executou sem problemas. Basta substituir a linha marcada na imagem pelo trecho de código abaixo.

distributionUrl=https\://services.gradle.org/distributions/gradle-8.2-all.zip

Captura de tela da estrutura do arquivo mostrando a configuração do wrapper Gradle com propriedades destacadas, incluindo URL de distribuição em um editor de código

Outra alteração necessária é no arquivo android/settings.gradle, também substituindo o trecho marcado para atualizar os plugins.

plugins {
    id "dev.flutter.flutter-plugin-loader" version "1.0.0"
    id "com.android.application" version "8.2.1" apply false
    id "org.jetbrains.kotlin.android" version "1.9.20" apply false
}

Trecho de código de um arquivo de configurações do Gradle para um projeto Flutter, exibindo o gerenciamento de plug-ins e a estrutura de diretórios em um editor de código

Aqui foi o suficiente para o app rodar, mas fico a disposição se ainda precisar de qualquer apoio.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

O app está compilando agora e abre. Muito obrigado.

Mas agora tem outro erro.

Não vou ficar quebrando a cabeça com esse erro agora pra não perder muito tempo. Vou fazendo a anotações e aproveitar o máximo que puder. Visto que consigo compilar o app.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda. blz.