Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Reclamação] Minha opnião sobre o novo modo de apresentação

Minha sincera opnião sobre o novo modo de apresentação dos cursos, não gostei nenhum pouco. Pra mim não ficou mais bonito e agora para ter acesso à transcrição tem que selecionar na opção. Não ficou nada prático pra mim, um investimento muito mal aplicado.

1 resposta

Olá, Eduardo. Como vai?

Muito obrigado por compartilhar a sua opinião sincera aqui no fórum. Como um aluno com uma bagagem impressionante de mais de 100k XP na plataforma, o seu feedback tem um peso enorme, pois você conhece profundamente a dinâmica de estudos da Alura e sabe exatamente o que funciona ou não para o seu rendimento.

É totalmente compreensível a sua frustração. Quando uma interface é alterada e uma ferramenta que antes estava sempre visível e acessível (como a transcrição abaixo do vídeo) passa a exigir cliques extras para ser ativada na lateral, há uma perda clara de praticidade e usabilidade. Para quem gosta de acompanhar o texto simultaneamente ao áudio do professor, essa fricção extra realmente atrapalha o fluxo e o foco nos estudos.

Mudar o layout de uma plataforma onde os alunos passam horas estudando é algo delicado. Quando o design foca na estética, mas deixa o dia a dia menos intuitivo, o sentimento de que foi um "investimento mal aplicado" é uma consequência real.

Duas dicas rápidas para tentar amenizar esse desconforto agora:

• Atalho de Teclado (Se disponível): Verifique se o player de vídeo ou a barra lateral possui algum atalho de teclado específico para abrir/fechar a transcrição. Em algumas atualizações, os times de desenvolvimento deixam teclas atalhas para agilizar o processo.
  • Uso do Zoom: Como a transcrição na lateral tende a espremer a tela, experimente usar o comando CTRL e - (menos) no seu navegador para reduzir o zoom para 90% ou 80%. Às vezes, isso ajuda a reequilibrar o espaço entre o vídeo e o texto na tela.

Pode ter certeza de que o seu feedback detalhado será encaminhado diretamente para as equipes de Produto, UX (Experiência do Usuário) e Desenvolvimento da Alura. É fundamental que eles saibam que, para alunos avançados que dependem da agilidade da plataforma, a nova barra de apresentação e o acesso à transcrição deixaram a desejar em praticidade.

Agradecemos por nos ajudar a identificar esses pontos críticos. Não deixe que essa mudança de interface desanime o seu progresso neste curso tão importante de Fundamentos da Arquitetura de Software Moderna!

Espero que possa ter lhe ajudado!