Boa tarde pessoal.
Não estou conseguindo progredir com o curso utilizando o COLAB, ferramenta muito lenta, trava de segundos em segundos, conseguem me ajudar, por favor?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde pessoal.
Não estou conseguindo progredir com o curso utilizando o COLAB, ferramenta muito lenta, trava de segundos em segundos, conseguem me ajudar, por favor?
Migrei para o VSCODE, estava sem condições de continuar com o COLAB.
Olá, Cayke! Como vai?
Vou te esclarecer as possíveis causas e falar de alternativas!
O Google Colab pode apresentar lentidão dependendo da carga dos servidores, da conexão de internet ou até da quantidade de dados e bibliotecas utilizadas nos notebooks. Uma boa prática é manter o ambiente o mais leve possível, evitando carregar arquivos grandes diretamente ou rodar múltiplos gráficos interativos ao mesmo tempo. Também vale limpar a memória do notebook indo em Ambiente de execução e depois Reiniciar ambiente de execução, e executar as células aos poucos, observando o consumo de recursos.
Como alternativa, você pode testar ferramentas locais, como o Jupyter Notebook ou o VS Code com a extensão Jupyter (como você já citou), que oferecem desempenho superior, especialmente em máquinas com boa capacidade de processamento.
Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.
Abraço e bons estudos!