Olá, Erika!
Esse erro que você está enfrentando geralmente está relacionado à configuração do BIOS do seu computador. Vou tentar te ajudar com algumas dicas que podem resolver o problema.
Habilitar VT-x no BIOS:
- Reinicie seu computador e entre no BIOS/UEFI. Normalmente, você pode fazer isso pressionando uma tecla como
F2
, F10
, DEL
ou ESC
durante a inicialização (o manual do seu computador ou placa-mãe pode fornecer detalhes exatos). - Procure por uma opção chamada "Intel Virtualization Technology (VT-x)" ou algo semelhante. Esta opção geralmente está em uma seção como "Advanced", "CPU Configuration" ou "Security".
- Habilite a opção VT-x.
- Salve as mudanças e saia do BIOS/UEFI.
Verificar se o Hyper-V está desativado (para Windows):
- Abra o "Painel de Controle" e vá para "Programas e Recursos".
- Clique em "Ativar ou desativar recursos do Windows".
- Certifique-se de que a opção "Hyper-V" esteja desmarcada, pois ela pode interferir com outras soluções de virtualização.
- Reinicie o computador se você fez alguma alteração.
Atualizar o VirtualBox:
- Certifique-se de que você está usando a versão mais recente do VirtualBox. Às vezes, atualizações podem corrigir problemas de compatibilidade.
Verificar se o seu processador suporta virtualização:
- Nem todos os processadores suportam virtualização. Você pode verificar isso no site do fabricante do seu processador (Intel ou AMD).
Aqui está um exemplo prático de como habilitar a virtualização no BIOS:
- Reinicie seu computador.
- Durante a inicialização, pressione repetidamente a tecla
DEL
(ou F2
, F10
, dependendo do fabricante) para entrar no BIOS. - Navegue até a aba "Advanced" ou "CPU Configuration".
- Encontre a opção "Intel Virtualization Technology" ou "VT-x".
- Selecione "Enabled".
- Salve as alterações e saia do BIOS.
Espero que essas dicas te ajudem a resolver o problema e que você consiga acessar sua VM para continuar seus estudos. Bons estudos!