Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Reclamação] Importância do fórum

Ainda bem que tem várias sugestões aqui...pra quem é leigo, algumas explicações ficam a desejar e ficamos perdidos! Tem que ser passo a passo pra quem nunca viu linux.

2 respostas

Olá, Jardane!

Tudo bem?

Verdade! Quando estamos lidando com um novo sistema operacional como o Linux, pode ser um pouco desafiador no início.

A aula que você está estudando apresenta comandos básicos do terminal Linux. Vou tentar simplificar um pouco mais, para tentar ajudar aqueles que acessarem esse tópico:

  1. pwd: Este comando é usado para saber em qual diretório (pasta) você está no momento. É como se você quisesse saber em qual pasta do seu computador você está navegando.

  2. ls: Este comando é usado para listar todos os arquivos e pastas no diretório atual. É como se você abrisse uma pasta no seu computador e visse todos os arquivos e pastas dentro dela.

  3. ls -a: Este comando é uma variação do ls, mas ele também mostra arquivos ocultos. No Linux, arquivos ocultos são aqueles que começam com um ponto (.).

  4. ls -al: Este comando é outra variação do ls, que lista todos os arquivos e diretórios, incluindo os ocultos, e também mostra detalhes adicionais sobre eles, como tamanho, data de modificação, etc.

  5. touch nome_do_arquivo: Este comando é usado para criar um novo arquivo vazio. No exemplo da aula, foi criado um arquivo chamado "teste.arq".

  6. clear: Este comando é usado para limpar a tela do terminal.

  7. --help: Este comando é usado após qualquer outro comando para obter mais informações sobre como usá-lo. Por exemplo, ls --help vai mostrar todas as opções que você pode usar com o comando ls.

  8. man comando: Este comando é usado para acessar o manual do comando especificado. Por exemplo, man ls vai mostrar o manual do comando ls.

Espero que isso torne os comandos um pouco mais claros para você. Lembre-se, a prática leva à perfeição. Então, tente usar esses comandos algumas vezes até se sentir confortável com eles.

Nós da equipe do fórum ficamos muito felizes em prestar esse suporte, e principalmete quando conseguimos ajudar, não só nós mas os alunos que ajudam por aqui também :)

Espero ter ajudado e bons estudos!

solução!

Oi, Jardane!

Você já conhece o Guia Foca? Talvez ele possa auxiliar, além do Fórum. Eu o usei bastante há um tempo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software