Estou cursando a carreira de Desenvolvimento Back-End Python e decidi verificar o fórum do curso para ver se apenas eu estava confuso e me sentindo frustrado, mas me surpreendi ao perceber que não estou sozinho.
De maneira respeitosa e objetiva, vou elencar os principais pontos que me deixaram frustrado com este módulo em específico:
- Metodologia e didática do instrutor, com uma linguagem bastante diferente da utilizada nos outros cursos:
Obs.: Entendo que cada pessoa possui sua própria metodologia e forma de comunicação e que a pluralidade de concepções e formas de ensinar é algo positivo. No entanto, acredito que seja importante manter um mesmo tom e até mesmo uma linguagem mais consistente entre os cursos da Alura. Isso foi algo que senti bastante neste módulo, sobretudo no que diz respeito à forma como o instrutor utiliza a IDE diretamente pelo terminal, além da pouca profundidade com que aborda alguns aspectos que são bastante avançados para quem está começando.
- Falta de profundidade nas explicações:
Obs.: Após o primeiro módulo introdutório sobre listas e tuplas, em muitos momentos alguns códigos são apenas digitados e acompanhados de um comentário bastante genérico sobre seu significado e sua relação com o projeto como um todo. Por exemplo, começamos a criar os arquivos necessários para um banco de dados em PostgreSQL sem ao menos termos um tempo de qualidade para compreender a importância de cada um deles.
- Excesso de conteúdo em um único curso:
Obs.: Entendo que alguns tópicos não deveriam estar contemplados da forma como estão aqui. Por exemplo, a parte referente ao SQL foi relativamente tranquila: o ritmo foi adequado e consegui aprender. Em seguida, migramos para o PostgreSQL, e o salto na complexidade dos códigos foi gigantesco. Como mencionei no tópico anterior, eles não foram explicados de forma minimamente satisfatória, mas simplesmente apresentados na tela. Eu, sinceramente, não consigo aprender dessa forma e tenho feito muitas pausas para pesquisar o significado dos comandos, o que torna tudo bastante exaustivo.
Creio que seria mais adequado dividir esse conteúdo em dois cursos distintos e disponibilizá-los em momentos diferentes da formação. Por exemplo, abordar o básico de SQL em um curso e deixar o PostgreSQL para outro. Da forma como está, tudo junto acaba ficando extremamente cansativo, tanto que o curso possui 14 horas de duração.
Espero ter contribuído para a melhoria deste curso.