Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Reclamação] Fiquei confusa..

Estou fazendo essa formação para aprender SQL, na minha opinião deveriam ser passadas em aula junto com exemplos e não colocadas dessa forma. Não entendi nenhuma dessas funções a mais.

1 resposta
solução!

Oi, Luana, tudo bem?

Sinto muito que esteja com dificuldades em entender as funções apresentadas nesta ativdiade. Deixo abaixo um resumo sobre cada uma delas:

  1. Função TRIM: Essa função é usada para remover espaços extras no início e no fim de uma string. Por exemplo, se tivermos uma coluna chamada 'nome' e alguns nomes começarem ou terminarem com espaços, poderíamos usar TRIM(nome) para remover esses espaços.

  2. Função INSTR: Esta função é usada para encontrar a posição de uma substring dentro de uma string. Por exemplo, se quisermos encontrar a posição da palavra 'abc' em uma coluna chamada 'descricao', usaríamos INSTR(descricao, 'abc'). Isso nos daria a posição inicial de 'abc' em 'descricao', ou 0 se 'abc' não for encontrado.

  3. Função REPLACE: Esta função é usada para substituir todas as ocorrências de uma substring específica por outra substring dentro de uma string. Por exemplo, se quisermos substituir 'hello' por 'hi' em uma coluna chamada 'saudacao', usaríamos REPLACE(saudacao, 'hello', 'hi').

  4. Função SUBSTR: Esta função é usada para extrair uma parte de uma string com base em um ponto de início e um comprimento especificados. Por exemplo, se quisermos extrair os primeiros 5 caracteres de uma coluna chamada 'comentario', usaríamos SUBSTR(comentario, 1, 5).

Uma boa maneira de entender melhor o funcionamento é replicando os exemplos mencionados no Para Saber mais e tentar explorar as possibilidades de uso dessas funções em uma consulta SQL.

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, conte com o fórum para te ajudar na sua jornada de estudos.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software