Prezada equipe da Alura,
Como assinante da plataforma há cerca de dois anos, acompanhei de perto a evolução do catálogo e, infelizmente, sinto-me no dever de reportar uma queda progressiva na qualidade técnica dos conteúdos recentes.
Minhas principais observações pontuam que:
Déficit de Profundidade: Embora a preocupação com a didática seja clara, há um desequilíbrio evidente. O conteúdo tem se tornado superficial, focando excessivamente na forma e negligenciando a densidade técnica necessária para a consolidação real do conhecimento.
Conceitos Mal Solidificados: Um exemplo latente é o ensino de decoradores como o @property. Notei um volume alto de dúvidas recorrentes na comunidade sobre o "quê", "quando" e "por que" utilizá-lo. Mesmo em cursos com carga horária extensa (ex: 8 horas), falta fundamentação teórica robusta e exemplos práticos que fujam do óbvio.
Análise de Mercado: É preocupante notar que conteúdos gratuitos ou de baixo custo — como o "Mundo 4" do Gustavo Guanabara ou o treinamento de Python do Luiz Otávio Miranda — conseguem manter uma base teórica e prática muito mais sólida e atualizada que o material atual da plataforma.
Como cliente de longa data, entristece-me ver uma plataforma que foi referência perder espaço para alternativas do mercado por não entregar a clareza e a concisão que o nível profissional exige. Espero que este feedback sirva para uma revisão na curadoria e na ementa dos próximos lançamentos.
PS: Os conceitos teóricos fundamentais deveriam ser ensinados durante as aulas, e não em sua maioria, no fórum, pois até para se ter dúvida se necessita de um pouco de conhecimento.