Oi João, tudo bem?
Muito obrigada pelo seu feedback, ele é super importante para melhorarmos a cada curso.
Vou tentar te explicar, tá bem?
- O que é HTML?
HTML, que significa HyperText Markup Language, é a linguagem padrão para criar páginas web. Ele utiliza uma estrutura de marcação composta por tags (etiquetas) que são interpretadas pelos navegadores para renderizar o conteúdo na tela. Por exemplo, a tag <html>
envolve todo o conteúdo HTML da página, enquanto a tag <head>
contém informações sobre o documento, como o título exibido na barra de título do navegador.
<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<title>Minha Página</title>
</head>
<body>
<!-- Conteúdo da página vai aqui -->
</body>
</html>
- Classes e Identificadores (IDs):
Classes e IDs são atributos que você pode adicionar a elementos HTML para estilizá-los ou referenciá-los em seu código JavaScript. Por exemplo, se você tem um botão que deseja estilizar com CSS ou manipular com JavaScript, você pode atribuir uma classe ou um ID a ele.
<button class="meu-botao">Clique em mim</button>
Aqui, "meu-botao" é uma classe que pode ser referenciada em seu CSS ou JavaScript para aplicar estilos específicos ou adicionar funcionalidades ao botão.
- Tags e Estrutura do HTML:
As tags são elementos fundamentais do HTML e são usadas para estruturar o conteúdo da página. Tags podem ser aninhadas para criar uma hierarquia. Por exemplo, a tag <div>
é frequentemente usada para agrupar outros elementos e facilitar a aplicação de estilos ou manipulações em JavaScript.
<div class="container">
<h1>Minha Página</h1>
<p>Este é um parágrafo dentro da div.</p>
</div>
Aqui, a <div>
atua como um contêiner para o título <h1>
e o parágrafo <p>
. A classe "container" pode ser usada para estilizar esse bloco específico.
- Botões e Ações:
No HTML, os botões são criados usando a tag <button>
. Eles podem ser usados para acionar ações quando clicados, e isso geralmente é feito com JavaScript.
<button onclick="minhaFuncao()">Clique em mim</button>
Aqui, o atributo onclick
especifica a função JavaScript que será chamada quando o botão for clicado.
Indico que você faça essa formação A partir do zero: HTML e CSS para projetos web, que ela vai te dar uma boa base sobre HTML e CSS, tem explicações bem aprofundadas sobre o assunto.
Um abraço e bons estudos.