Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Reclamação] Falta de Explicação sobre HTML

Senti falta de uma explicação separada sobre o HTML... Não tenho nenhum conhecimento no assunto, então tive dificuldades para entender o que é uma classe, um botão, tags e tantas outras coisas... Sinto que o código HTML não tem uma interface intuitiva ou que ajudar o próprio usuário a entender o que está acontecendo no código.

1 resposta
solução!

Oi João, tudo bem?

Muito obrigada pelo seu feedback, ele é super importante para melhorarmos a cada curso.

Vou tentar te explicar, tá bem?

1. O que é HTML?

HTML, que significa HyperText Markup Language, é a linguagem padrão para criar páginas web. Ele utiliza uma estrutura de marcação composta por tags (etiquetas) que são interpretadas pelos navegadores para renderizar o conteúdo na tela. Por exemplo, a tag <html> envolve todo o conteúdo HTML da página, enquanto a tag <head> contém informações sobre o documento, como o título exibido na barra de título do navegador.

<!DOCTYPE html>
<html>
  <head>
    <title>Minha Página</title>
  </head>
  <body>
    <!-- Conteúdo da página vai aqui -->
  </body>
</html>
  1. Classes e Identificadores (IDs):

Classes e IDs são atributos que você pode adicionar a elementos HTML para estilizá-los ou referenciá-los em seu código JavaScript. Por exemplo, se você tem um botão que deseja estilizar com CSS ou manipular com JavaScript, você pode atribuir uma classe ou um ID a ele.

<button class="meu-botao">Clique em mim</button>

Aqui, "meu-botao" é uma classe que pode ser referenciada em seu CSS ou JavaScript para aplicar estilos específicos ou adicionar funcionalidades ao botão.

1. Tags e Estrutura do HTML:

As tags são elementos fundamentais do HTML e são usadas para estruturar o conteúdo da página. Tags podem ser aninhadas para criar uma hierarquia. Por exemplo, a tag <div> é frequentemente usada para agrupar outros elementos e facilitar a aplicação de estilos ou manipulações em JavaScript.

<div class="container">
  <h1>Minha Página</h1>
  <p>Este é um parágrafo dentro da div.</p>
</div>

Aqui, a <div> atua como um contêiner para o título <h1> e o parágrafo <p>. A classe "container" pode ser usada para estilizar esse bloco específico.

1. Botões e Ações:

No HTML, os botões são criados usando a tag <button>. Eles podem ser usados para acionar ações quando clicados, e isso geralmente é feito com JavaScript.

<button onclick="minhaFuncao()">Clique em mim</button>

Aqui, o atributo onclick especifica a função JavaScript que será chamada quando o botão for clicado.

Indico que você faça essa formação A partir do zero: HTML e CSS para projetos web, que ela vai te dar uma boa base sobre HTML e CSS, tem explicações bem aprofundadas sobre o assunto.

Um abraço e bons estudos.