Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá Marcelo, tudo bem?
Ao analisar a imagem que você compartilhou, percebi que o erro apresentado indica que o Sequelize não conseguiu conectar ao banco de dados MySQL. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como por exemplo, as credenciais de acesso ao banco de dados estarem incorretas ou o banco de dados não estar em execução. Outro ponto é que ele não reconhece o banco de dados "programacao". Verifique se esse banco está criado.
Para solucionar esse problema, sugiro que você verifique se as credenciais de acesso ao banco de dados estão corretas e se o banco de dados está em execução. Além disso, verifique se a configuração do banco de dados no arquivo config/config.json está correta.
Caso o problema persista, sugiro que você verifique se o MySQL está instalado corretamente e se está em execução.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Tive o mesmo problema rodando meu código. Depois de tentar algumas sugestões do fórum, encontrei a solução na documentação do Sequelize mesmo. Não sei porque não aparece na aula, mas o que faltou pra mim foi rodar o comando npx sequelize-cli db:create, aí ele rodou essa mensagem e o migrate funcionou depois:
Sequelize CLI [Node: 18.12.1, CLI: 6.6.0, ORM: 6.29.3]
Loaded configuration file "api\config\config.json". Using environment "development". Database escola_ingles created.
Nossa, obrigada pela sugestão! Moisés!
Interessante sua observação, a instrutora cria o banco de dados através do próprio mysql.
Vamos analisar e inserir nova atividade com a sugestão.
Obrigada novamente e bons estudos!