1
resposta

[Reclamação] [Dúvida] Não consigo exportar uma planilha excel para o postgresql

Tentei importar várias planilhas seguindo os métodos de copy no query tool e no psql tool mas não funciona de jeito nenhum. Também tentei importar pelo Import/Export Data mas o processo falha. Não sei mais oque fazer para importar a base de dados.

1 resposta

Oi, Beatriz! Tudo bem contigo?

Desculpe a demora em te responder.

Com base nas informações que você forneceu, sugiro trabalhar com arquivos no formato CSV, visto que o PostgreSQL é capaz de lidar muito bem com este formato! Neste processo, também trabalharemos com o COPY, observe comigo o passo a passo abaixo:

  1. Abrir a planilha no Excel;

  2. Clicar em "Arquivo" > "Salvar como";

  3. Em "Formato do arquivo", escolher a opção que delimita os dados por meio de vírgulas;

  4. Clicar em "Salvar".

Para acompanhar essas etapas, você pode visualizar o GIF a seguir:

Passo a passo, em formato de GIF, sobre como salvar um arquivo em formato CSV no Excel.

Após converter a planilha para CSV, podemos importá-la para o PostgreSQL usando a instrução abaixo no psql:

\copy nome_da_tabela FROM '\caminho\para\o\arquivo.csv' DELIMITER ',' CSV HEADER;

Observação: em 'nome_da_tabela', substitua pelo nome da tabela para a qual você deseja importar os dados e em '\caminho\para\o\arquivo.csv', pelo caminho do arquivo CSV no seu sistema!

Beatriz, espero que a minha explicação te ajude! No entanto, vale ressaltar que como é um assunto externo aos cursos da Alura e que não tenho acesso ao cenário completo do projeto, outros testes e pesquisas terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema.

Um forte abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software