Black November

ATÉ 50% OFF

TÁ ACABANDO!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

1
resposta

[Reclamação] Desinformação na segunda atividade do curso

Na atividade "Abrindo arquivo no Go" do curso "Go: a linguagem do Google", a segunda opção, por mais que esteja "errada"/incompleta porque falta declarar a variável, diz que a função 'os.ReadFile()' não existe, o que está errado. Função adicionada na versão go1.16.

Além disso, como bem informado por um colega acima, a opção "A" poderia ser válida caso tenha sido declarada a variável.

Passar desinformação, principalemente no início do aprendizado, é algo que não deveria ser tolerada por uma empresa dessa influência.

source:
https://cs.opensource.google/go/go/+/refs/tags/go1.25.4:src/os/file.go;l=867
https://pkg.go.dev/os#ReadFile

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Boa noite, Mia! Tudo bem?

Fiz esse curso tem um tempo já, vim comentar pois achei interessante sua indagação.

Sobre a função "ReadFile" do pacote os, realmente ela existe a partir da versão 1.16, mas o curso foi gravado na versão 1.8. É possível observar isso na primeira aula após a de introdução quando o instrutor instala o go e confirma a versão no terminal. Acho que é válido que a Alura revise pelo menos a questão para colocar uma observação nessa alternativa ou então remover ela. Sei que pode ser frustrante pra quem está começando mas não vejo como "desinformação", tecnologias se atualizam rápido e é complexo de manter um curso 100% atualizado o tempo inteiro. Fica o alerta para qualquer coisa da área que estiver estudando, sempre valide a versão de tudo utilizado no curso e a que estiver instalada no seu pc para se manter na mesma ou então lidar com possíveis mudanças caso prefira utilizar uma versão mais atualizada.

Já sobre a alternativa "a" da mesma questão, ela é incorreta. A declaração das variáveis está sem o ":" (devendo ser := na sintaxe que optaram ali e não apenas "="), então vale esse ponto de atenção também.