Obrigada pela recomendação!
Sim, em casos de acessibilidade para tags, semântica e manipulação do CSS em alguns casos é normal que um dev faça. Porém, escolher uma cor para um card, adicionar um botão diferente e criar hover, por exemplo, são atividades do design. É necessário que ele tenha essas noções de acessibilidade, pois as cores, fontes, tamanhos de fonte não são de responsabilidade do front.
Já trabalhei com design que não deixava alterar nada, então essas questões devem ser cobradas e informadas ao time de UX/UI. Mas claro, ter esses conhecimentos ajuda muito na hora de perceber essas falhas e informar ao design responsável, por exemplo, só faltou destacar isso no vídeo para as pessoas entenderem como funciona ser um dev na prática e como se comportar diante disso tudo.
A partir disso, parece que é de responsabilidade do programador decidir a cor e fonte dos elementos, e na prática não é assim que funciona.