2
respostas

[Reclamação] Curso muito confuso

Eu já trabalho com deep learning usando tensorflow ha alguns anos e assinei a alura porque vi que havia conteúdos como este e eu queria destacar alguns pontos que me deixaram muito frustrado.

Primeiro: os primeiros cursos da formação são bons. É possível entender o que está acontecendo perfeitamente, porém os cursos de redes recorrentes são confusos demais. Parece que a instrutora estava com pressa de acabar logo, pois colava códigos o tempo todo. A parte de como lidar com sequências de tamanho diferentes é praticamente ininteligível. Ela fala sobre a dimensionalidade de vários objetos e fica impossível entender o fluxo de pensamento e quais parâmetros deve ser inseridos em quais parte so código.

Segundo: o uso de datasets prontos do pytorch no curso é muuuuito prejudicial! Os dados já vem com uma estrutura bastante ajustada à biblioteca, tornando mais fácil o seu processamento. Eu até consegui entender o que como instanciar uma rede e o fluxo de informação dentro do método foward, porém quando fui usar o conhecimento em minha pesquisa, nem consegui chegar nessa parte. Eu preciso analisar proteínas e é IMPOSSÍVEL criar um dataset que seja adequado para a rede neural apresentada. O Pytorch não aceita listas com texto como entrada para a criação de tensores. Eu poderia codificar cada aminoácido por um número inteiro, mas um erro ocorreria pela diferença de comprimento. A solução e padronizar o tamanho, porém isso aumenta a dimensionalidade dos dados. A solução com o torchtext também é inviável porque na aula foi usado um dataset pronto que já está pronto para ser usado no BucketIterator. Existem tutoriais de criação de dataset customizado com torchtext no youtube, porém, ao meu ver, o objetivo de pagar um curso é justamente não precisar pular de tutorial em tutorial quando o assunto é básico. Outro ponto é que a prática real não deve ser feita com datasets prontos. Isso não leva à construção de nenhum portifólio bom.

2 respostas

Olá Tiago,

Obrigado pelos comentários. Futuramente essa formação será reformulada e vamos levar essas informações.

Quanto ao tipo de dado que você está trabalhando, é muito pouco provável que nós abordemos esse tema envolvendo aminoácidos e por isso a minha recomendação seria explorar alguns outros conteúdos que envolvam a análise de texto aqui da plataforma, como a formação de nlp.

Eu dei uma pesquisada e vi que para o caso de aminoácidos uma alternativa seria usar a técnica de embedding. O pytorch oferece a torch.nn.Embedding para isso, que pode ser treinada junto com sua rede neural para aprender uma representação ideal dos aminoácidos.

Infelizmente encontrei apenas material em inglês e apenas para texto mais convencional explicando o uso

Boa sorte nos estudos.

Também achei o curso muito aquém do que a plataforma estava oferecendo. É bem díficil manter a concentração com a instrutora apenas copiando e colando códigos... Parece que não estava afim de ensinar, estou frustrado pois o assunto é tão interessante e eu estava achando que o culpado era eu, mas assisti novamente as aulas e percebi que o curso esta ruim mesmo!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software