Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Reclamação] Configurando um ambiente Linux

Para uma primeira aula, acho que começamos mal. A instalação não acompanha o que é mostrado na aula a partir de determinado ponto e que foi pontuado sem resposta (até agora) em pelo menos dois tópicos criados e com alguns alunos com na mesma situação.

Ach o que é necessário mais atenção quando uma aula possui instalação de alguma coisa. Ela deve ser sempre atualizada.

2 respostas

Olá, Claudio!

Obrigado pelo feedback, ele é muito importante para melhorarmos nosso conteúdo, construindo uma experiência de aprendizado cada vez mais significativa e instigante. Realmente, manter o material didático alinhado com as versões mais recentes de software e garantir que as instruções sejam claras e atualizadas é crucial, especialmente quando se trata de instalações técnicas.

A discrepância entre o que é mostrado na aula e o que você está realizando na preparação do ambiente pode ocorrer devido a várias razões, como mudanças nas versões do software utilizado (Ubuntu Server, VirtualBox) ou até mesmo passos que podem ter sido omitidos ou não detalhados suficientemente no material do curso.

Uma sugestão prática seria verificar se todos os passos estão sendo seguidos conforme indicado no material didático, especialmente em relação à seleção da imagem ISO e configurações de hardware na VM. Certifique-se de que a versão da imagem ISO do Ubuntu Server corresponde à mencionada no curso (24.04.3) e que as configurações de memória e CPU estejam adequadas como sugerido (4096 MB de memória e duas CPUs).

Além disso, é importante verificar se a opção "Pular Instalação Desassistida" foi marcada corretamente, pois isso afeta como você seguirá o passo a passo manual da instalação. Durante o processo de instalação, preste atenção às mensagens de erro (as mensagens "failed" que você mencionou) e tente identificar em que etapa elas ocorrem, pois isso pode dar pistas sobre o que pode estar errado.

Caso o problema persista, estou aqui à disposição para ajudar no que for necessário em sua jornada de aprendizado.

Bons estudos!

solução!

Eu continuei com a instalação por conta própria pois não encontrei no forum uma resposta adequada a partir de determinado ponto. O que apareciaa a minha tela não era o que aparecia na aula. E como meu notebook parece estar com algum problema extra curso, a instalação não funcionou como eu esperava.

De qualquer modo, eu buscava algo mais teórico. Eu queria saber como é o DevOps e o curso parece ser bastante prático. Como não consegui ir adiante e encontrei em outro local o que eu pretendia, não vou prosseguir com esse curso. Talvez no futuro eu tente novamente.

Agradeço a sua resposta.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software